ARLA/CLUSTER: Modulacao em bandas laterais

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Domingo, 12 de Abril de 2009 - 04:11:53 WEST

Ora ai está um bom conselho aqui dado pelo CT4RK.Agora, há que ter atenção que algumas broadcasrting transmitem apenas um banda lateral. he he ehJá detectei algumas assim, e então lá se vai a aferição da frequência de batimento.Mas é uma boa maneira sem duvida, para se calibrar os BFO's .Sem uso de equipamentos adicionais, caros, qualquer pessoa com ouvido pode se encarregar da tarefa.
73'sMatiasDate: Sun, 12 Apr 2009 02:08:10 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Modulacao em bandas laterais
From: radiofarol  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

ColegasO Rodrigo já disse qual era o problema. Nada tem a ver com com ciclos positivos ou negativos. Realmente o colega disse que podia estar a dizer uma barbaridade e acertou! eheheheh! A diferença entre USB e LSB é que em LSB, o oscilador local e sintonizado na parte alta do filtro, e em USB é na parte baixa do filtro. Existe outra forma de produzir LSB  e USB, por batimento num misturador, somando ou subtraindo a frequencia do oscilador local, com a frequencia do VFO.
O colega devia ter alterado a sintonia dos osciladores de USB e de LSB e colocou-os fora de sintonia do filtro. Agora a melhor maneira é sintonizar uma broadcasting, que trabalham de 5 em 5 KHz, (por exemplo 7325, 7330, 7335 etc) e que normalmente estão muito certinhas na frequencia. Sintonize o RX em USB ou LSB. Depois de escutar a broadcasting em zero beat, ajusta o trimer de USB ou LSB para escutar a voz natural como se fosse em AM. Repita a operação para a outra banda lateral. Depois de acertar os osciladores, não pode haver diferença entre USB e LSB, escutando uma estação de radiodifusão em zero beta.
Este é um processo util para quem não tem equipamentos de teste, mas que tambem é muito preciso.
73 de CT4RK