ARLA/CLUSTER: Modulacao em bandas laterais

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 12 de Abril de 2009 - 02:08:10 WEST

ColegasO Rodrigo já disse qual era o problema. Nada tem a ver com com ciclos
positivos ou negativos. Realmente o colega disse que podia estar a dizer uma
barbaridade e acertou! eheheheh! A diferença entre USB e LSB é que em LSB, o
oscilador local e sintonizado na parte alta do filtro, e em USB é na parte
baixa do filtro. Existe outra forma de produzir LSB  e USB, por batimento
num misturador, somando ou subtraindo a frequencia do oscilador local, com a
frequencia do VFO.
O colega devia ter alterado a sintonia dos osciladores de USB e de LSB e
colocou-os fora de sintonia do filtro. Agora a melhor maneira é sintonizar
uma broadcasting, que trabalham de 5 em 5 KHz, (por exemplo 7325, 7330, 7335
etc) e que normalmente estão muito certinhas na frequencia. Sintonize o RX
em USB ou LSB. Depois de escutar a broadcasting em zero beat, ajusta o
trimer de USB ou LSB para escutar a voz natural como se fosse em AM. Repita
a operação para a outra banda lateral. Depois de acertar os osciladores, não
pode haver diferença entre USB e LSB, escutando uma estação de radiodifusão
em zero beta.
Este é um processo util para quem não tem equipamentos de teste, mas que
tambem é muito preciso.

73 de CT4RK

2009/4/11 Rodrigo <ct1bxt  gmail.com>

> Ola Colega Miguel.
>
> Supostamente isso não deveria de ser assim, deveria de ter o mesmo tom de
> audio em LSB e em usb. Isso indica que o oscilador de batimento para ssb não
> está correcto para um dos modos. Com uma pequena afinação a coisa deve de
> ficar boa.
> Já tive, á muitos anos, rádios desse género e dessa marca e faziam isso.
> Alem disso tinham um ruído de fundo intenso e agudo, horrível para os
> ouvidos!! Isso só passou após sair o ft-890 e mais alguns seguintes, embora
> [...]

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as
frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC
ao PLC. Proteja o ambiente

destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar
receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER-
no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).