RES: ARLA/CLUSTER: Modulacao em bandas laterais

Pedro Madeira djholtz sapo.pt
Sábado, 11 de Abril de 2009 - 21:14:56 WEST

Boa noite caro Miguel!

Eu tenho um Yaesu FT-757GX e acontece-me exactamente a mesma coisa. Quando
comuto entre LSB e USB, o tom do sopro do QRM é diferente, em LSB é um tom
de menor frequência e em USB é um tom de maior frequência mas isso é uma
coisa mínima e sem importância pelo menos para mim... Pois quando estou a
escutar uma estação seja em LSB ou USB não se nota absolutamente nada!

Esta diferença no som do QRM deve-se a que a banda lateral inferior, LSB,
apenas utiliza o ciclo negativo da onda e a banda lateral superior, USB,
utiliza o ciclo positivo da onda portadora! Penso que é isto, se estiver a
dizer alguma barbaridade por favor corrijam-me os colegas!

Já agora, se o Miguel reparar e se acontecer no seu rádio como no meu, o
Width do filtro fecha em USB ao se rodar o potenciómetro no sentido
contrário aos ponteiros do relógio e em LSB fecha no sentido dos ponteiros
do relógio! Isto tem tudo a haver com a arquitectura que foi utilizada
aquando da projecção dos circuitos...

Espero ter ajudado... Os meus cumprimentos 73

Pedro Madeira – CT2JQB