ARLA/CLUSTER: PoSat-1 sai da lista de keplerianos da AMSAT

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2008 - 23:31:34 WEST

Sr. Dr.,

Perguntar, é sem dúvida a mais nobre atitude do ignorante.

Eu não estou nem nunca estive ligado ao PoSAT, mas tendo já entrevistado
quem esteja, penso que posso aqui deixar algumas informações em 2ª mão, de
resto públicas para quem as queira procurar.

O PoSAT-1 foi o fruto de um esforço de investimento de um consórcio
industrial e académico português.
O objectivo deste programa, para além das missões concretas a desempenhar
pelo satélite, era adquirir competências científicas, tecnológicas e
industriais neste domínio. Estas seriam materializadas na construção do
PoSAT-2, que não se veio a verificar por diversos motivos, e em mais algumas
outras oportunidades, entretanto perdidas.

O custo do satélite foi de 1 milhão de contos, pagos pela indústria
portuguesa e parcialmente financiados pelo PEDIP. Foi estabelecido um
contrato de transferência de tecnologia com a SST (Surrey Satellite
Technology) que foi encarregada de projectar, fabricar e montar o satélite.
O consórcio ficou detentor de direitos de reutilização e industrialização do
projecto.

O satélite adquirido é uma plataforma modular, anteriormente desenvolvida e
testada pela SST à qual o consórcio português decidiu acrescentar alguns
módulos experimentais opcionais.

Durante este processo, vários engenheiros portugueses participaram nas
diversas fases do projecto e industrialização do satélite, em particular no
desenvolvimento em conjunto com a SST dos módulos opcionais e das interfaces
com a plataforma, na montagem da electrónica do satélite e nos ensaios do
mesmo.

A atribuição de responsabilidades operacionais à equipa portuguesa foi
crescendo ao longo do programa, e a sua colaboração foi muito bem apreciada
pela SST. No desenvolvimento do software do satélite, várias soluções foram
criadas pela engenharia portuguesa e inclusivé várias melhorias ao projecto
já existente foram apresentadas à SST, e incorporadas no satélite. Também ao
nível da industrialização, a participação portuguesa foi notada.

Alguns dos módulos experimentais, como a câmara fotográfica CCD, o sensor de
estrelas, o sensor de raios cósmicos ou a experiência de processamento
digital de sinais, envolveram vários engenheiros portugueses provenientes
dos vários parceiros do consórcio (INETI, OGMA, ou IST), tendo gerado algum
impacto na produção de trabalhos académicos. Alguns dos investigadores que
colaboraram no programa do PoSAT encontraram depois o seu lugar na indústria
aeroespacial. Creio que a experiência de estabilização do satélite através
do sensor de estrelas, da responsabilidade do INETI, não será vergonha
nenhuma para a nossa academia.

O programa incluia também a construção de plataformas terrestres de suporte,
como estações de rastreio, estações de comunicação (fixas e móveis) algumas
delas desenvolvidas pela indústria nacional.

O PoSAT também utiliza frequências de amador, tendo aliás chegado a realizar
este serviço durante algum tempo. Desde 2005 que o consórcio tem dado passos
para activar novamente as comunicações do serviço de amador, mas ao que
parece desde 2007 que o satélite está inoperativo.

Sabe-se que para além das utilizações civis, o satélite realizou também
missões militares.

E agora, não querendo ser nem menos nobre nem mais ignorante que o Sr. Dr.,
pergunto-lhe eu:
Da sua estação de amador, qual a percentagem de equipamentos projectados,
construídos ou programados por si?

Passar bem.
António Vilela
CT1JHQ