ARLA/CLUSTER: PoSat-1 sai da lista de keplerianos da AMSAT

Fabiano Moser - PY5RX fabianomoser gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Setembro de 2008 - 21:42:02 WEST

Concordo plenamente com o Rui.

Acho que há muito mais orgulho no equipamento "EuTEMP" instalado na ISS no Columbus em Fevereiro deste ano, que foi totalmente desenvolvido pela EFACEC em Portugal, do que neste satélite PoSat-1 que "ja serviu pra alguma coisa?". Pelo menos o pouco que sei dele é que nunca passou de um viajante espacial, com pouca utilidade para Portugal.

Para mim o EuTEMP é um grande passo que Portugal consegui dar, o que o Brasil não conseguiu realizar no projeto da ISS, e isto pode ser entendido como a prova de que Portugal possui tecnologia e know-how para contribuir mais com a exploração espacial.

Mais detalhe do lançamento do EuTEMP
http://juvenisaguias.planetaclix.pt/ariss/news/28022008.php

73 Fabiano Moser CT/PY5RX
ARISS-PORTUGAL (Amateur Radio on the International Space Station)
Educational Coordinator
http://www.amrad.pt/

  ----- Original Message -----
  From: Rui Penaguião
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Thursday, September 11, 2008 6:26 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: PoSat-1 sai da lista de keplerianos da AMSAT

  Boa tarde amigos e Prezados Om,s

  Fico pasmado em saber que o dito satélite é considerado por muitos com sendo o primeiro satélite Português.

  Derá mesmo????

  Pergunto?

  1-Quem o projectou
  2-Onde foi fabricado ou montado
  3-Que banda de frequências usa; as de Ham ou outras?
  4-Com que orçamento foi mandado fabricar?
  5- Será que algum componete do dito cujo foi feito, fabricado; projectado ou montado em Território Nacional (PORTUGAL) ?

  Haverá algum Prezado e Distinto Om que me possa ilucidar?

  Obrigado e 73's

  Rui Penaguião

  CT0298 / CT1ZX