ARLA/CLUSTER: cabo coaxial

Gomes ct1hix sapo.pt
Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2008 - 21:45:38 WEST

Boas
Caro colega Carlos Mourato mais uma vez agradeço a sua ajuda, eu já
suspeitava que tinha feito qualquer coisa do tipo...
De facto fazendo os calculos vou ter um Zout de 112,5 ohm, portanto devo
ter um comprimento de cabo muito proximo de 1/4 de comprimento onda.
Se eu quize-se fazer uma coisa assim não o consseguia tão
rapidamente!!!!
Poderei torna-lo "transparente" ou será melhor compra um cabo com 50
ohm???

73 CT1HIX Gomes

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: segunda-feira, 20 de Outubro de 2008 21:21
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: cabo coaxial

Colega Gomes.
Se o cabo tem um comprimento igual a 1/4 de onda (vezes o factor de
velocidade que é de cerca de 0,66 para o RG59), ou multiplos impares
deste comprimento, então fez!. Onde 1/4 de onda em 80m tendo em conta o
FV é mais ou menos 13,20m. Este valor  vezes 3, 5, 7 etc, é um
transformador de impedancias para 80m
Zt=SQR (Zin x Zout)  (válido para 1/4 X Fv, ou multiplos impares)

SQR = raiz quadrada
Zt     = impedancia do cabo transformador
Zin   = impedancia colocada no lado do gerador
Zout = impedancia da carga
Fv    = factor de velocidade

73 de CT4RK