ARLA/CLUSTER: cabo coaxial

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 21 de Outubro de 2008 - 00:22:35 WEST

Colega GomesNão sei qual a impedancia da antena, mas deve ser a mesma do
cabo coaxial, senão tem sempre uma caldeirada do caraças!  Um dipolo
esticado a meia onda do solo apresenta uma impedancia de cerca de 72 ohms e
deve ser alimentado com cabo de 72 ohms. Um dipolo formando um angulo de 125
graus, à mesma altura, apresenta uma impedancia de cerca de 52 ohms, e deve
ser alimentado com um cabo de 50 ohms. Se utilizar um comprimento de meia
onda electrica, teoricamente fica "transparente", mas na realidade tem
sempre problemas com os desvios de frequencia para alem da ressonancia.
Quanto ao valor de 112,5 está correcto. um cabo de 75 ohms com uma carga de
50 ohms, na outra extremidade apresenta 112,5 ohms de impedancia.

73 de CT4RK