ARLA/CLUSTER: cabo coaxial

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2008 - 21:21:15 WEST

Colega Gomes.
Se o cabo tem um comprimento igual a 1/4 de onda (vezes o factor de
velocidade que é de cerca de 0,66 para o RG59), ou multiplos impares deste
comprimento, então fez!. Onde 1/4 de onda em 80m tendo em conta o FV é mais
ou menos 13,20m. Este valor  vezes 3, 5, 7 etc, é um transformador de
impedancias para 80m
Zt=SQR (Zin x Zout)  (válido para 1/4 X Fv, ou multiplos impares)

SQR = raiz quadrada
Zt     = impedancia do cabo transformador
Zin   = impedancia colocada no lado do gerador
Zout = impedancia da carga
Fv    = factor de velocidade

73 de CT4RK