Re: ARLA/CLUSTER: Emergência em Santa Catarina, Brasil: Defesa Civil convoca rádio-amadores.

Fabiano Moser - PY5RX fabianomoser gmail.com
Quinta-Feira, 27 de Novembro de 2008 - 20:24:16 WET

Caro amigo João,

Obrigado pelas tuas palavras e sentimento de solidariedade.
Entendo teu sentimento de frustação, mas também quero aqui dizer que:

- Simulacro é simulacro... Na vida real as coisas são totalmente
diferente...
Como se diz no Brasil: "- Jogo é jogo, treino é treino..."

O que quero dizer com isto é que no meu entender os radioamadores não
precisam de simulacros e protocolos para agir em caso de calamidades e
situações de emergência. Lembremos do 11 de setembro, aonde os radioamadores
providenciaram e estabeleceram canais de comunicações para auxiliar as
forças de emergência, um ato que foi reconhecido pelo presidente da
república daquele país, e não só, temos centenas de históricos de excelente
prestação à comunidade pelos radioamadores no mundo todo.

Portanto, deixem estes "espertos" de lado, que quando for necessário, tenho
a certeza de que lá estaremos. Prontos, preparados e equipados para ajudar,
sem precisar colocar-me na cabeça um boné da DEFESA CIVIL, ou qualquer
outro.

Porque nós somos radioamadores....

Heis a minha opinião. Pra mim estes simulacros não dizem nada e pouco
refletem a capacidade real de atuação dos radioamdores.

Fabiano Moser CT/PY5RX
ARISS-PORTUGAL (Amateur Radio on the International Space Station)
Representative at Teleconference and Portugal Telebridge Coordinator.
AMRAD/AMSAT-CT
http://www.amrad.pt/