Re: ARLA/CLUSTER: Emergência em Santa Catarina, Brasil: Defesa Civil convoca rádio-amadores.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 27 de Novembro de 2008 - 22:10:54 WET

Fabiano

Antes de mais, a minha solederiedade com o povo do Brasil, que está sofrendo
o devastador efeito das tempestades. Eu não conheço a zona em questão pois
nunca fui abaixo de Salvador da Bahia. No entanto, conheço bastante do
Brasil, desde Belem até Salvador, pois ja estive 4 vezes lá e durante 1 mes
de cada vez, fazendo turismo de viagem e aventura. Quase em todos os lugares
que eu conheci, contactei com radioamadores locais. Uma coisa que me
surpreendeu, é que lá são bastante mais unidos do que aqui!...Foi uma
delicia por exemplo, em 2001, quando estive em Fortaleza, saber que o
PT7NDU, que faleceu entretanto, juntou a turma, e me ofereceram um jantar
que nunca vou esquecer. Foi uma noite bem passada, de amena cavaqueira, com
quase todos os amadores de lá, so porque um portugues estava lá de férias.
Acho que todos lá são muito unidos, e que assim continuem.. desta forma se
explica, a solideriadade que se pode ver na catástrofe. Acredito que tambem
em Portugal, em caso de necessidade, os amadores se unissem como fizeram os
amadores Brasileiros. A diferença é que enquanto não somos preciso ninguem
nos conhece, e infelizmente acredito que algum dia, para desgraça de muitos,
iremos ter de actuar e mostrar à sociedade quem somos e do que somos
capazes!...E dessa vez não será simulacro, nem terá cameras de TV, nem
ministros a falar lindas palavras....Teremos sistemas que custaram milhões
inoperativos, porque não são baseados em sistemas simples e eficazes, mas
sim em sistemas complexos e assentes em muitas infra estruturas frageis. É
no minimo ridiculo, em situações de emergencia e desastre natural, pensar
que vão existir internet ou telefones móveis!...Se os responsáveis pensam
isso então devem estar a delirar.

73 de CT4RK