Re: ARLA/CLUSTER: Interferências - HF

Henrique Figueiroa ct1ish netcabo.pt
Quinta-Feira, 29 de Maio de 2008 - 10:33:38 WEST



Colega Carlos Mourato, 

Esses variadres de velocidade que se refere para que tipo de motor são?

Os variadores de velocidade para motores AC assincronos, eu conheço-os como INVERSORES de CORRENTE ALTERNA  ac inverters em inglês. Têm esta designação porque primeiro passam a corrente alterna da rede, que é de frequência e tensão fixa, a corrente contínua para a seguir passarem-na a corrente alterna com variação de fase e tensão.

Ao mesmo tempo que variam de tensão, também variam a frequência, numa razão directa. Por exemplo, um motor que funciona a 400 volts/50 Hz , a 200volts irá ter uma frequencia de 25 Hz etc. E os variadores não podem andar a alterar a fase, senão os motores aquecem demasiado. Quando este sistema é bem feito, os motores não aquecem mais por isso. E este principio é identico nas duas versões que conheço: a tiristores, para muita potência; assim como para sistemas comutados com transistores, utilizados em potências menores.

E variam de frequencia desde os 5 Hz até aos 70 Hz + - Não variam 0 a 200 hz. O Hz é corrente continua, só vai aquecer o motor, não se gera qualquer energia motriz. Mesmo em utilização normal, não se deve ultrapassar os 60Hz porque os motores trifasicos assincronos comuns, não estão preparados para trabalharem com uma tensão tão elevada, neste caso dos 60Hz iriam trabalhar com 480 volts.Quando se baixa de frequencia e tensão, a um motor ac, o torque diminui bastante. Nos motores de corrente continua isto é menos notório, assim como é possível ter uma margem de rotações muito maior, e por isso é que estes motores são os campeões. Custam é muito mais caro, e têm muito mais manutenção (escovas, colector, etc.).

73's

Henrique 

CT1ISH


  ----- Original Message ----- 
  From: Carlos Mourato 
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA 
  Sent: Wednesday, May 28, 2008 7:27 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Interferências - HF


  Colega Paulo
  Não se chama variador de frequencia. Os sistemas de control de velocidade dos motres AC, são chamados de conversores de frequencia. As frequencias em jogo não são nada do outro mundo e vão normalmente até 200Hz, e na sua maioria são sinusoidais, não provocando harmónicas. No entanto, e como diz o Freitas, tambem se pode variar a velocidade dum motor AC pela ponto de corte da fase. Neste caso, e ao que parece é o caso do elevador do prédio onde mora o Freitas, o disparo dos tiristores produzem um impulso capaz de gerar harmónicas até muitas centenas de MHz.
  A diferença entre a variação por tiristor ou por conversor de frequencia ( converte 50Hz em 0 a 200 Hz ), prende-se com o torque. A variação por fase no tiristor não mantem o torque, enquanto com um conversor, o motor mantem o seu torque mesmo a baixa velocidade. Como não existe nada perfeito, os motores AC controlados por conversores aquecem bastante quando em funcionamento a baixas rotações, e necessitam de ventilação auxilia.

  73 de CT4RK


  2008/5/25 Paulo Mendes <ct2hqt  gmail.com>:

    Olá boa tarde. Apenas quero dizer-lhe que isso das interferências que têm provavelmente deve-se ao variador de frequência do motor.
    Isso acontece porque o circuito de potência trabalha a uma frequência elevada provocando ruido nas linhas de alimentação (pode ser atenuado com filtros de harmonicos) e o cabo do variador para o motor é como se fosse um dipolo (pode ser atenuado com cabos blindados).
    Os variadores de frequencia permitem (os que conheço) alterar a frequencia de ciclo com isso é uma possibilidade para atenuar o problema.
    EX de um variador: http://industrial.omron.pt/pt/system/popups/show_large_visual.html?visual=http%3A//images.industrial.omron.pt/IAB/Products/Motion%2520and%2520Drives/Frequency%2520Inverters/General%2520Purpose/images/G7_img400x400.jpg&type=jpeg&height=400&width=263



    A mesma interferencia também poderá ter origem no sistema de comandos do elevador que é composto por microcontroladores, encoder´s, etc... (também devem ser interligados com cabo blindado)

    Espero que isto ajude a tentar identificar e resolver o problema.



     
    2008/5/25 Carlos Pinheiro <karlus.pinheiro  gmail.com>:

      Caros colegas,
       
      Como sabem, enviei há dias cópia de queixa à ANACOM, de interferências na minha recepção nas bandas de 12, 15 e 17 metros. O ruído provocado era muito semelhante ao provocado pelo PLC, mas eu tinha as minhas dúvidas pois a interferência começou muito antes do lançamento do MEO. A ANACOM veio cá e comprovou a queixa e não quiseram procurar a origem da mesma, porque partiram logo do princípio de que era o MEO e esse assunto estava a ser tratado de forma global.
       
      O certo é que no meu caso acabei por descobrir sózinho a causa da interferência e é nada mais, nada menos que o sistema de controlo electrónico dos elevadores do prédio(Triacs?) !!!  Desligados os mesmos, a interferência desapareceu e passei a ter S-1 nos 15m em vez dos S-9 de ruído de fundo !
       
      Antes o controlo dos elevadores era feito apenas por relés e não havia interferência. Amanhã vou entrar em contacto com a OTIS para ver se resolvem a situação "a bem" ou se é preciso a ANACOM intervir...
       
      Agradeço a qualquer colega que tenha tido alguma situação do tipo, para me informar da resolução do seu caso particular.
       
      Aos colegas do grupo de trabalho do PLC, podem retirar o meu indicativo da lista de queixosos, o que não significa que não continue ao lado dos que lutam contra o PLC.

      73's do CT1PT
      -- 
      Carlos Pinheiro




      _______________________________________________
      CLUSTER mailing list
      CLUSTER  radio-amador.net
      http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




    _______________________________________________
    CLUSTER mailing list
    CLUSTER  radio-amador.net
    http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster





  -- 
  Best 73 from:
  regards from:
  CT4RK
  Carlos Mourato
  Sines 

  Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

  Salve as frequencias de rádio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC.

  Proteja o ambiente

  -----------------------------------------------------------
  Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM.
  Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas configurações de privacidade.
  Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio
  de mensagens (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório
  A5-0270/2001 do Parlamento Europeu). 


------------------------------------------------------------------------------


  _______________________________________________
  CLUSTER mailing list
  CLUSTER  radio-amador.net
  http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20080529/e8bcaecd/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER