ARLA/CLUSTER: Interferências - HF

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Domingo, 25 de Maio de 2008 - 16:49:39 WEST

Caros colegas,

Como sabem, enviei há dias cópia de queixa à ANACOM, de interferências na
minha recepção nas bandas de 12, 15 e 17 metros. O ruído provocado era muito
semelhante ao provocado pelo PLC, mas eu tinha as minhas dúvidas pois a
interferência começou muito antes do lançamento do MEO. A ANACOM veio cá e
comprovou a queixa e não quiseram procurar a origem da mesma, porque
partiram logo do princípio de que era o MEO e esse assunto estava a ser
tratado de forma global.

O certo é que no meu caso acabei por descobrir sózinho a causa da
interferência e é nada mais, nada menos que o sistema de controlo
electrónico dos elevadores do prédio(Triacs?) !!!  Desligados os mesmos, a
interferência desapareceu e passei a ter S-1 nos 15m em vez dos S-9 de ruído
de fundo !

Antes o controlo dos elevadores era feito apenas por relés e não havia
interferência. Amanhã vou entrar em contacto com a OTIS para ver se resolvem
a situação "a bem" ou se é preciso a ANACOM intervir...

*Agradeço a qualquer colega que tenha tido alguma situação do tipo, para me
informar da resolução do seu caso particular.*

Aos colegas do grupo de trabalho do PLC, podem retirar o meu indicativo da
lista de queixosos, o que não significa que não continue ao lado dos que
lutam contra o PLC.

73's do CT1PT
--
Carlos Pinheiro