Re: ARLA/CLUSTER: Novo foco de PLC no Algueirão na Av Marginal (junto do terminal de comboios)

JOSE PROENÇA gct2hiv gmail.com

Viva Hugo

Penso que esse é mais um caso importante como todos os outros afinal.
Alguns aspectos que são a confirmação do que se tem vindo a constatar.
Podemos levantar sempre e em forma de complemento para além da
interferência, que é a qualidade do serviço prestado aos utilizadores,
manifestam algum descontentamento pelas percas de sinal, etc......
Quando elaborarmos o relatório deveremos explorar todos estes aspectos.

Obrigado pelo teu trabalho, espero que tenhas notas inclusivamente as
coordenada geográficas de todos os pontos que tens detectado.
O ideal era teres o apoio de mais dois ou três amigos e colegas
Radioamadores ou mesmo CB,s (isto também lhes toca a eles), para fazerem
esses levantamentos.
Se fosse possível fazer um pequeno filme do S-Meter de um equipamento móvel,
com o som do ruído provocado pela interferência, seria Ouro sobre azul (como
se costuma dizer).

Esses trabalhos podem levar ao desânimo e pensarmos que ninguém mais se
preocupa com o assunto, e não podemos estar à espera de qualquer
agradecimento ou reconhecimento.
Somente a nossa satisfação pessoal de termos pelo menos contribuído passa a
ser importante.
Aproveito para te lembrar, que quando estavamos na eminência de termos de
papar o PLC, distrubuído aí exteriormente nas linhas de distribuição da
corrente elèctrica, constituímos uma equipa que fêz medições e muitos filmes
que acabaram por ser entregues à ANACOM.
Felizmente que essas idéias foram abandonadas.
Dentro da ANACOM existiam duas correntes de opinião relativamente ao
assunto, pois nós tivemos de fazer algum trabalho para alimentar a corrente
que mais interessava aos objectivos dos Radioamadores, que era a da Vertente
Técnica, em oposição à vertente comercial que só vê dinheiro e fábricas de
gerar cifrões.

Mais uma vêz, obrigado a ti e a todos os colegas que têm vindo a contribuir
para a pesquisa e levantamento das situações de interferências, nomeadamente
do PLC, dentro das casas que as pessoas já não reclamam nem sabem o que é.

*Uma idéia (será viável ?).*
O que escrevo a seguir poderá um conjunto de questões que poderemos colocar
num tipo de manifesto a correr pela Internet, que seja apresentado de forma
apelativa e vá de encontro ao que as pessoas gostam de saber, nem  para isso
tenhamos de perguntar ( atenção, não afirmar o que não conhecemos), por
exemplo:
Conhece algum estudo médico relativamente à exposição contínua do corpo
humano à radiofrequência que os novos serviços de distribuição de Internet e
televisão, baseados na tecnologia PLC, e aos seus eventuais malefícios?
Questões de que nos podemos servir:
Novos serviços de fornecimento TV, Internet, etc....
Sabe como funcionam?
Em que tecnologias se baseiam?
As implicações que têm?
Andava preocupado com a influência das antenas de telemóveis?
Ao aderir a este tipo de serviço, ficou a conhecer na íntegra todas as
consequências?