ARLA/CLUSTER: Re: Portugal e PLC ultimas e boas

Hugo Barata ct2hmx gmail.com

Caros colegas, todo o meu trabalho de pesquisa tem sido feito na medida de
recolher o maior numero de dados possiveis para que possamos em conjunto
determinar causas e fornecer algumas soluções para o problema se nos
pediram. Se em Fevereiro eu dizia que o serviço em causa não prestava por
criava interferências devido a ser diagnosticado o primeiro caso de PLC pela
Anacom, Hoje tenho uma opinião diferente porque já vi que o serviço funciona
em pelo menos 5 plataformas e só uma delas é que cria problemas. Colega
Pedro penso que percebe que não é facil entrar em casa das pessoas e tirar o
maior numeros de dados, fazer filmagens e fotos dos equipamentos e
propriedade privada, embora mesmo assim tenho casos que as pessoas deixaram
me entrar e pode visualizar o que afirmei e tenho vindo a afirmar nos emails
que mando. Se existem filtros notch que no seu caso funcionam e ainda bem
concordo que puderá ser um setting mal configurado em todos os equipamentos
da corinex que tenho visto e até há data foram os únicos que encontrei em
casa dos clientes que me deixaram entrar. O ruído que se houve no espectro
de HF tambem não é seguido existindo na realidade pequenos notchs ao longo
da banda, o problema que tenho analisado é que cada um provoca estragos em
bandas diferentes o que faz com que quando existem varios PLC na mesma area
eles acabam por interferir em bandas aonde só um não interferia e isto tem
se conseguido analisar e constatar quando o cliente do serviço desliga o
quadro electrico há ruído que desaparece mas como há outros que estão
ligados faz-se uma pesquisa ao HF e repara-se que havia ruído por exemplo
nos 80 e 40m que agora não se houve mas há ruído com o mesmo timbre nos
30m,20m,15m,11m,10m e quando o cliente em causa volta a ligar a instalação
electrica passados +-30segundos do sistema ter reiniciado começa novamenteo
ruído de "afiar serrotes" nos 80m e 40m , isto que descrevi foi um exemplo
do que acontece.
Colega Pedro não estou a dizer mal do sistema embora os clientes que tenho
abordado por vezes digam mal porque tem alguns problemas só não concordo é
que havendo outras possibilidades dentro do mesmo sistema existe uma que
está a provocar interferências e que não deve provocar, sendo problemas de
hardware ou má configuração de software o certo é que provoca e a propria
fiscalização da Anacom já presenciou na hora e fez levantamentos.
Independente das razões todos os corinex que vi aqui na minha zona e outros
existem mas não me deixaram entrar em casa para ver fazem interferências que
devem ser resolvidas.Muito obrigado.