ARLA/CLUSTER: Re: Portugal e PLC ultimas e boas

Carlos Neves (CT3FQ) ct3fq ct3team.com

Bom dia Pedro e restante lista da ARLA,

Que fique esclarecido que aqui na Madeira  não conheço casos de
interferencias PLC, e que por isso devia estar quieto e calado porque o
problema ainda não chegou cá. O comodismo é uma característica da
maioria dos portugueses, isto é,  enquanto o problema não for meu que se
lixem os outros!

Como não sou fundamentalista, não vou criticar, mas apenas  comentar:

1) É verdade que os equipamentos possuem notchs para determinadas
bandas. Porquê? De certeza que uma mente brilhante pensou nos chatos dos
radioamadores quando inventou a tecnologia dos notchs! Esperteza
saloia?  E o resto da banda de HF? É  lixo?

O que mais me preocupa é a falta de visão de muitas pessoas.  Agora, e
de repente, ficamos todos preocupados com a nossa pequena e limitada
Banda de HF e esquecemos que toda a restante  banda de onda curta.Vamos
entregá-la de mão beijada? Não nos esqueçamos que ainda existe banda de
HF que de futuro ainda pode ser nossa (se formos espertos). Olhe-se já
para os 5MHz? (tem notch?).  E as estações de broadcasting de HF?  E o
que virá depois? Os 400MHz? Tenha dó! Isto é uma questão de principio e
não deve ser negociável!

2) É também verdade que o  sinal da TV CABO está dentro de um cabo
coaxial e que em principio não devia irradiar. Então porque é que irradia?

3)Mais verdade  é,  que a transmissão no  par de fios de cobre da PT
devia ser simétrico,  mas não  é! É tudo muito bonito na teoria
electromagnética  mas não tenhamos esperanças que quando se tem uma rede
de cobre de "caca", remendada e desiquilibrada, esta  irradia!

4) É verdade que a PT está a pensar investir em FO, mas também é
verdade, que antes de o fazer, quer garantias do Governo que não é
obrigada a partilha-la com outros operadores.  Por isso a FO ainda vai
demorar umas dezenas de anos.  Entretanto vamos levar com ruido?

5) Duma coisa tenho a certeza, enquanto formos meia dúzia (os tais
fundamentalistas) a ANACOM está-se nas tintas. Mas se alguma vez formos
5000 a buzinar os ouvidos do Eng. Sócrates a coisa muda de figura.
Tenhamos fé, porque ele vai deixar de fumar...

73 da Madeira
CT3FQ
Carlos Neves