ARLA/CLUSTER: Re: Portugal e PLC ultimas e boas

Sérgio Matias sergio.matias gmail.com

Bom dia,

Certamente compreenderá que do ponto de vista do utilizador de tais
equipamentos de PLC e desconhecedor dos malefícios, não existe fundamento
para alguém lhe ir bater à porta (ainda para mais radioamador! (*)) e
simplesmente perguntar qual o equipamento de PLC que o indivíduo possa estar
a usar... Para mim a identificação da zona e/ou residência será suficiente.
O resto compete à fiscalização, ou seja, à ANACOM.

Ainda, para mim a existência de filtros notch para as bandas de amador não
resolve o problema. Como já aqui se disse, basta ser radioamador para ser
também rádio escuta. Como se resolve então o problema das interferências
fora das bandas de amador se o indivíduo afectado se identificar como rádio
escuta? Assim, incluindo as bandas de amador, todo o restante espectro tem
que estar livre de interferências.

O melhor mesmo é aplicar um filtro dos 0 aos 34 MHz e acabar de vez com esta
tecnologia.

(*) devido à opinião generalizada da sociedade em geral sobre a nossa
actividade.

Cumprimentos,

--
Sérgio Matias