ARLA/CLUSTER: Re: Emissão com uma ant. dual-band, de uma "cova"

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Sábado, 28 de Junho de 2008 - 10:50:18 WEST

Caro Jaime

Aí tem um caso especifico de utilização do RG213, quanto mais alta a
frequência mais atenuação tem, mude o cabo e vai ver que obtem tão bons
resultados em UHF como em VHF.
Pela minha experiência tenho melhores contactos feitos em UHF,
obviamente tendo o corresponsal condições idênticas, também me encontro
numa cova (estou emparedado para sul pelas serras de Palmela, Sº Luis e
Arrabida, para norte tenho toda uma subida até ao cruzamento dos 4
caminhos que está a 110 mt enquanto eu estou a 60) isto não invalida que
a minha vertical (não estou a falar de direccionais) não tenha já feito
contactos de 478 Kms (EA's) no norte de Portugal (IN62).

Jorge Santos - CT2JIB