ARLA/CLUSTER: Emissão com uma ant. dual-band, de uma "cova"

Jaime Sousa ct2jbd gmail.com
Sábado, 28 de Junho de 2008 - 02:07:16 WEST

Viva colegas leitores do Cluster da ARLA.
Sou o CT2JBD e o meu QTH fica na vila de Talaíde - localidade baixa (QTH
Locator: IM58IR). Informo-vos então, da minha emissão com uma antena
Dual-band, a partir de uma "cova" (apenas com o monte: Tagus Park - que me
"esconde o Norte").
Tenho uma antena ALAN UV-300 (cópia da DIAMOND X-510), com ganhos de   dB
(VHF) e   dB (UHF), em que a TX/RX são conduzidas por um cabo RG-213-U e já
consegui ter 1 QSO com 1 colega de Gondomar, via repetidor VHF Serra da
Estrela, com bom RST de RX por lá, assim como, foi patrocinado por uma boa
propagação, em meados de Abril.
Ontem (27/06/08), estabeleci 2 contactos em Simplex, VHF, com muito bons
QRK; em que um dos colegas espanhóis (Canárias) estava em portátil - a usar
5W e até 500mW e eu, rebebi-lo com QRK de 8/5 e de 2/5, respectivamente.
Costuma-se dizer que na banda de UHF, os electrões penetram fácilmente, mas
no meu caso é diferente. Já fiz 3 testes RF com um colega da zona do
Arneiro, em que com 5W não lhe chegava. Mudei para 25W e já só lá cheguei
com apenas 3 unidades. Num outro dia, regressámos à experiência, em que
retomando aos 5W, já lá cheguei com 7 unidades. Das duas...uma: efeito da
propagação, em tal dia ou derivado há antena ser uma cópia da DIAMOND
original.
Resumindo, tenho dificuldade em comunicar para Lisboa (zona do Areeiro e
Moscavide), em VHF; ou seja: ponto Norte.
O que deverei fazer?

Aguardo pela resposta.
Cumprimentos,
Jaime - CT2JBD