ARLA/CLUSTER: Perdas em fichas PL e N

CT2HRB ct2hrb ondalivre.com
Domingo, 8 de Junho de 2008 - 16:35:38 WEST

Boa Tarde Colega Mourato,

Muito grato pela sua explicação.

Para terminar este tema: há uns tempos comprei umas fichas PL-259 para HF com o isolamento em baquelite e o condutor central dourado (que me faz pensar que seja latão).  São fichas que podemos demorar a fazer a soldadura (no caso dos menos habilidosos em soldaduras) que nunca derretem, é por isso que eu costumava comprá-las, porque tenho problemas de vista e tenho dias em que nem consigo ver a ponta da PL, por isso a soldadura era sempre demorada mas nunca derreti nenhuma de baquelite.  Então e o que me diz à baquelite como isolador ?

Cordeais cumprimentos.

Miguel Silva
CT2HRB

  ----- Original Message -----
  From: Carlos Mourato
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Sunday, June 08, 2008 9:34 AM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Perdas em fichas PL e N

  Continuo a não saber porque é que o gmail de vez em quando envia as mensagens sem eu fazer algo para que isso aconteça, mas enfim!....Continuação do email anterior:...
  Dizia eu que as fichas N, se forem de boa qualidade, são estanques e apropriadas para uso exterior e de impedancia bem definida. As PL259 não são estanques e não têm impedancia definida.
  Logo e sem qualquer duvida, se puder uzar fichas N, esqueça as PLs...Para HF e 50MHz ainda funcionam mais ou menos, para 144 MHz e frequencias superiores as N são o aconselhado.

  73 de CT4RK