Re: ARLA/CLUSTER: Radioamadores ou Amadores de rádio?

Carlos Nora carlosnora.ct1end gmail.com
Quinta-Feira, 5 de Junho de 2008 - 13:06:05 WEST

Caro colega José Luis Proença

Segundo o dicionário de língua Portuguesa (sem corrector ortográfico) :

*radioamador*
nome masculino
- pessoa que opera, sem fins lucrativos, em posto radiofónico particular e
permuta os seus programas com outras pessoas. (De radio-+amador)

*amador*
adjectivo e nome masculino
- que ou o que exerce qualquer arte, desporto ou ofício por gosto e não por
profissão

   Da expressão inglesa/americana "amateur radio", 2 palavras, dai a
possibilidade de utilização como expressão portuguesa rádio amador ou
rádio-amador.
Tal como as expressões, vídeo amador, teatro amador ou cinema amador, pois
nunca ouvi falar em amador de vídeo, amador de teatro ou amador de cinema.

Esta é a minha opinião pessoal, dai a utilização por mim de radioamador ou
rádio-amador ou radio amador numa actividade de radioamadorismo.

Julgo que a pergunta não se refere à parte legislativa, mas sim à definição
da palavra do nosso hobby.

73 Carlos Nora, CT1END
NNNN