ARLA/CLUSTER: Ruido PLC

Vítor Oliveira vitoroliveira2008 gmail.com
Sexta-Feira, 25 de Julho de 2008 - 14:14:43 WEST

Ok, Figueiredo e restantes: obviamente eu não estou nem poderia afirmar que o PLC não é responsável pelas interferências que muitos de nós experimentamos e iremos certamente experimentar. Apenas me manifestei contra radicalismos. Como já se lia por aí, já haviam cancros à mistura e tudo! Certamente nós, radioamadores, somos os que menos temos a ganhar com esse tipo e campanhas e certamente seremos o elo mais frágil na cadeia. Quando a esmagadora maioria de nós brinca com centenas de wats, ou mesmo milahares, e em diversas frequências muito mais intrusivas, cerá muito difícl convencer alguém que uns míseros mili wats possam provocar o que quer que seja. Quanto ao ruído que referes, olha que por a~qui é exactamente o mesmo, sobretudo quando o disco rígido se movimenta. Provoca mesmo um ruído semelhante a serra. Mas enfim, as interferências são sempre muito desagradáveis. Cordiais 73's.

Vítor Oliveira  -  CT1AFS
  ----- Original Message -----
  From: José Figueiredo
  To: CLUSTER  radio-amador.net
  Sent: Friday, July 25, 2008 12:39 PM
  Subject: ARLA/CLUSTER: Ruido PLC

  Boa tarde colegas
  Caro Victor CT1AFS o problema reside em que o ruido do PLC distingue-se completamente de todos os outros, é bastante facil de identificar, como eu já vi por aqui escrito parece o ruido de um serrote a exercer a sua função e, desejo sinceramente que nunca esteja presente nas estações dos colegas. Infelizmente já chegou a Azeitao, dista cerca de 50m da minha casa, inicialmente só se fazia sentir fora das nossas bandas, mas desde 25 de junho que em 15M é 10 dB acima de 9, em 17M tenho 6 a 7 dB, em 20m tenho 4 a 5dB e nas outras bandas, muito embora se escute, é praticamente negligenciavel. Penso que inicialmente teria notch filters que terão sido desabilitados.
  Aguardo visita do ICP-ANACOM
  Os melhores 73

  --

  http://www.qrz.com/ct1ehm