ARLA/CLUSTER: RadioAmadorismo em PT - Carece de Nova Legislacao!

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 14 de Julho de 2008 - 12:23:49 WEST

Caros colegas
Já não vou dizer mais nada acerca do sim ou não ao CW. Aliás ja expressei
muitas vezes a minha opinião, que sendo discordante de algumas vozes, será
concordante com outras. A liberdade de opinião é consagrada a todos os
cidadãos.. Assim, com o devido respeito por todas as opiniões, acho que se
está a bipolarizar o hobby, e a criar duas classes. A dos descontentes, e a
dos contentes. Nada mais que isso. E mais!!! se está mal, a culpa tem um
rosto. NÓS!!!

Tenho visto escrito muita vez, e escutado tambem, que na maioria dos casos
(disse maioria), o problema coloca-se ao não se poder operar em fonia nos
20m. A minha pergunta é a seguinte:  Que têm os 20m de tão
importante?...Podem operar em 160m, 80m, em 40m, em 15m (muito parecidos com
os 20m), etc e não escuto lá ninguem!!!...Será que se pudessem operar em 20m
esta banda estaria cheia de estações CT2???...Então ?...E os
40m?..ultimamente a propagação até tem estado boa nos 40 e 80 e muito poucos
amadores de radio portugueses se por lá escutam, e quando se escutam são
sempre os mesmos.

Não concordo com a actual situação regulamentar acerca das classes, nem
concordo com o exame de CW ( que fiz em 1980 tendo passado à primeira dando
2 erros em 350 caracteres, e não tenho ouvido algum para a musica). No
entanto tambem não concordo que se ande a discutir o assunto nos moldes em
que se anda!...Mais parece uma conversa de taberna do que uma verdadeira
troca de impressões. Já alguma vez repararam que quem toma as decisões é a
ANACOM, e é com essa entidade que se devem discutir os prós e contras do
assunto?...À vezes até parece que a ligislação é feita aqui no cluster !!!

Pena é, que quando existem algumas reuniões com a ANACOM, muitos dos
representantes das associações que lá se fazem representar, não saibam dizer
nada de interessante, limitando-se a "puxar a brasa a sua sardinha"...Essa é
que é a verdade nua e crua!...Sei de casos em que foram lá para falarem
sobre o planeamento dos repetidores, e nem sabiam como funcionava um
repetidor, aproveitando a oportunidade para falar sobre o problema dos CT2
sem CW não poderem operar em 20m...Isto é ridiculo e vergonhoso.... Quando
se vai representar um determinado numero de associados, numa reunião com uma
autoridade nacional, deve-se colocar de lado a promoção pessoal, e enviar a
essas reuniões, pessoas que sabem o que dizem, e não pessoas que vão para lá
tropeçar nas palavras e dizer asneiras sobre asneiras...É por isso que a
ANACOM se vê forçada a ter sempre de tomar decisões à revelia dos
amadores!...As associações, tem por habito mandar a essas reuniões os seus
corpos dirigentes. Isso não é obrigatório nem está certo. Acredito que que
alguns vão lá para mostrarem o seu estatuto de Presidente disto ou daquilo.
Até podem ser uns dirigentes associativos muito competentes, mas não
perceberem patavina do assunto que se vai discutir na reunião!
Mandarem um Dirigente associativo, discutir com a ANACOM a estratégia para
os repetidores, só porque é dirigente, e quando este não tem o minimo
conhecimento de como funciona um repetidor, de como funcionam os tons de
proteção, quais as condições a que deve obedecer a localização, instalação e
planeamento de frequencias de um repetidor, é uma perda de tempo para a
ANACOM e um desprestigio para nós.

Não é obrigatorio serem os dirigentes das associações a representar as
mesmas, em reuniões importantes!|!!!... Escolham associados competentes, com
provas dadas na área, conhecedores da matéria, sejam eles CT1, CT4, CT5, CT2
com ou sem CW , mas conhecedores profundos dos problemas, e com ideias
inovadoras e realizáveis, e mandem-nos em representação da vossa associação.
Verão que tudo se tornará diferente!!
Acredito que em todas as associações existem amadores de grande valor, mas
que se remetem ao silencio, porque ninguem lhes dá uma oportunidade.
O regulamento em vigor, ou a falta dele, é não só uma consequencia da
inercia e desinteresse da ANACOM para connosco, mas também, fruto da nossa
incompetencia demonstrada nos momentos cruciais.

73 de CT4RK

Em 14/07/08, Paulo Santos <ct2ivh  hotmail.com> escreveu:

> Bom Dia Colegas
>
> Continua a guerra de sempre.... Os que querem isto e aqueles que querem
> aquilo etc etc.....
>
> Lendo quase sempre as mensagens desta lista, deparo muitas vezes com o
> seguinte comentário:
>
> As bandas de HF estão entregues ao abandono por parte dos operadores CT,
> sim e é verdade e como tal se calhar os que nós CT2's queremos é poder
> operar em fonia nas bandas que por agora não nos é permitida.
>
> Atenção eu como CT2, não quero ser CT1, é que eu acho que por vezes existem
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve as frequencias de rádio. Não use a rede electrica para transmitir
dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não ao PLC.

Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).