Re: ARLA/CLUSTER: Albarde-se o Burro á vontade do seu Dono.

Radiophilo radiophilo gmail.com

João Costa,

Sem que seja de alguma forma minha intenção contrariar o seu discurso
dirigido à Anacom, quero no entanto questionar a sua proposta para o
designador do modo DV + DD do D*.

Indo directo ao assunto:

1. O D* utiliza a modulação GSMK, que é uma modalidade do FSK, e portanto
modulação em frequência. O designador correcto para o tipo de modulação da
portadora principal (e única) parece ser "F". Creio que aqui não há
divergências.

2. No D*, a portadora é modulada directamente por um único canal digital, ou
como dizem os anglófonos. "binary stream". Este canal digital transporta
sequencialmente informações digitais diversas, como sejam de sincronismo,
endereçamento, identificação, sinalização diversa e redundância para
verificação da recepção e também dados e voz digital. A palavra chave aqui é
"sequencialmente". Não se trata de uma modulação da portadora principal por
2 canais independentes em que um conteria dados o outro conteria voz
digital. É apenas um canal de dados, cujo conteúdo alterna entre dados e
voz, com posições bem definidas para cada um. De outra forma, se quiser, os
canais de voz e de dados que refere são canais "lógicos" definidos no
interior dos pacotes de dados, e não canais físicos que modulam
independentemente a portadora. O designador correcto para a "natureza do(s)
sinal(is) que modula(m) a portadora principal" parece-me que é "1".

3. O tipo de informação a ser transmitida é, na minha opinião, um pouco mais
discutível. Genericamente a informação transportada pelo canal digital são
pacotes de dados, e por outro lado só há um canal binário modulante,
portanto o designador "D" parece ser o mais correcto.
Por outro lado, a própria especificação do D* prescreve conteúdos de dados e
de voz digital, portanto o designador "W" poderia ser aceitável.
Como nota adicional, diria que "W" seria uma escolha mais pobre do que "D"
pelo seguinte motivo: "W" não diz nada sobre o tipo de informação
transmitido, mas apenas que é mais do que um tipo. "D" não perde
generalidade, mas sempre especifica que são dados.

Para terminar, verifico que a Anacom aplicou esta designação de forma
coerente. Já o havia feito antes para o GSM (igualmente F1D). E antes que se
diga que só mesmo a Anacom para cometer a mesma burrice duas vezes (o que
seria verdade a propósito de outros assuntos), acrescento que também a OFCOM
adoptou a mesma designação para o GSM. Talvez a OFCOM não seja nenhum ás do
éter, mas pelo menos não tem o defeito de ser portuguesa.

73,
António Vilela
CT1JHQ