ARLA/CLUSTER: Re: Proposta para Regulamento base para Concursos Nacionais de FM

Terça-Feira, 22 de Janeiro de 2008 - 16:06:12 WET

Caro Paulo Gomes, CT1FOH.

É com muita tristeza da minha parte e não só, que não te escuto nos últimos anos nem nos concursos nacionais e muito menos nos do MAF, ou mesmo nos da IARU em VHF e UHF. Ao que sei, penso que a tua actual pouca actividade nestas bandas, se restringe ao rebote lunar e esporádicas.

Não vou estar novamente a justificar o porque do FM, pois já respondi ao David Quental nessa questão.

Quanto aos concursos "conjuntos" o que se tem verificado na pratica e nas várias ocasiões onde isso aconteceu, é que os portugueses vão todos ou quase, para o FM e os espanhóis ficam em USB, não existindo muitas misturas.

 Alem dos Log`s o que tens, como bem sabes, é o problema da polarização o que na pratica retira as hipóteses de contactos a longa distancia para o lado de Espanha.

Existiu em tempos um projecto proposto pela URE á REP de tornar o Campeonato do MAF verdadeiramente Ibérico, com organização e prémios conjuntos, no entanto, a REP, alegou na altura não dispor nem de estrutura logística e muito menos de fundos económicos para esse projecto, ficando tudo na mesma.

Sei que uma outra associação portuguesa contactou a " vocalia de VHF " da URE, com o propósito de organizar um ou mais concursos conjuntos integrados no MAF, no entanto, a Unión de Radioaficionados Españoles  alegou que para quaisquer contactos institucionais estes teriam de passar obrigatoriamente em Portugal pela Rede dos Emissores Portugueses ao abrigo dos protocolos de cooperação existentes entre as duas entidades, inclusive no âmbito da IARU-Região I.

Muito Obrigado pelas tuas sugestões.

João Costa
CT1FBF