ARLA/CLUSTER: Re: Proposta para Regulamento base para Concursos Nacionais de FM

Terça-Feira, 22 de Janeiro de 2008 - 15:14:35 WET

Prezado colega David Quental,CT1DRB.

O nome é propositado e indicativo do modo a ser utilizado. Como sabes, e excepto numa pequena faixa na Banda dos 10m o FM está associado tipicamente ás Bandas de VHF e UHF.

Quanto á segunda questão, desde a algumas dezenas de anos que se tentou em Portugal, sem sucesso, implementar a banda lateral e o morse nos concursos nacionais em VHF e UHF, inclusive recorrendo-se ás bonificações.

 No entanto, a sua utilização têm sido quase que residual ou inexistente. Inclusive, muitos dos concorrentes nacionais sentem-se constrangidos pois acham uma concorrência "desleal" quando a maioria em concurso dispõem unicamente de equipamentos com FM.

O que mais me surpreendeu, é que as mais acérrimas criticas vêem dos que utilizam a banda lateral no campeonato ibérico ao considerarem totalmente inadmissível a utilização da banda lateral superior e do CW nos concursos de caris tipicamente nacional em V e UHF e destinados a principiantes.

Quanto ás comunicações digitais, normalmente teem, como sabes, concursos próprios e exclusivos e acho que a mistura não beneficia ninguém.

Muito Obrigado pelas tuas sugestões.

João Costa
CT1FBF

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of David Quental
Sent: segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008 23:29
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Re: Proposta para Regulamento base para Concursos Nacionais de FM

Melhores 73s aos colegas,

estive a ler o documento apresentado pelo colega João Costa e numa primeira análise gostaria de sugerir o seguinte:

1) em vez de chamar 'Concursos Nacionais de FM' poderia ficar a chamar 'Concursos Nacionais de VHF/UHF'. As razões são simples, com a primeira sugestão de nome não se saberia em que banda(s) seria o concurso além de que seria exclusivo para o FM, a seguinte proposta vai no seguimento deste raciocinio.

2) em vez de ser só em FM porque não incluir os outros modos? CW, SSB, AM e MODOS DIGITAIS.

Alargava-se o leque de modos o que daria um motivo mais para o incrementar das estações dos colegas.

Por enquanto são estas as minhas propostas, no entanto futuramente posso dar mais propostas. Acho positivo vir esta ideia à discussão porque penso que se poderiam 'ocupar' mais as bandas com concursos, como se fazem noutros países.

Melhores 73s e boas actividades.

CT1DRB/OK8RB
David Quental