Re: ARLA/CLUSTER: TDT Portuguesa em MPEG-4: Prós e Contras

CT1FZC - Cluster ct1fzc.cluster gmail.com
Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 2008 - 03:53:21 WET

Prezados Colegas e Amigos...
Haverá algum tema ou informação que não dê "barraca"??? falando em bom
Português!
Informo que rejeito a ideia de que este tema não se enquadre neste Cluster.
Quando decidi expor no Cluster um texto retirado do site
http://tdt-portugal.blogspot.com foi no sentido de dar
a conhecer o que no futuro em termos de televisão digital irá passar-se na
vertente técnica. Muitos amigos meu nem se querer sabem
o que é a TDT, e já se lixaram com a compra de aparelhos (Televisores),
vendidos como estando preparados para a
Televisão Digital Terrestre (e até estão, mas não para Portugal).
Felizmente não foi o meu caso, porque ainda tenho o meu velhinho TV em CRT,
e funciona muito bem, mas se
tivesse adquirido à uns bons meses atrás um novo Televisor, agora estaria
"agarrado".
Aceito que se aplique uma norma mais recente para a TV Digital, pois já
estamos muito perto de
termos em casa por via hertziana a Televisão em HD*, não estarei disposto a
pagar por um receptor TDT-MPEG-4 200Euros. Como
tudo o que é novidade é caro, acredito e será seguro que esses aparelhos
irão baixar de preço com o tempo.
*Quando ao operador que vai explorar o serviço, ele não está para perder
dinheiro... Porque será que também ganhou
a licença de exploração do serviço de canais pagos?? Porque será que a
Airplus aplicou uma providência cautelar??**
A Airplus recorde-se, concorreu contra a PT no concurso dos canais a pagar
da TDT.
 A consequência imediata desta decisão foi a suspensão do concurso até que o
tribunal decida da providência cautelar ou a acção principal interposta pela
Airplus. Até lá, não poderá ser atribuída à PT a licença dos MUXs B a F e só
o será caso o tribunal decida contra a providência cautelar da Airplus.
*
E como prova que afinal ainda há muito boa gente mal informada sobre este
tema (Ver gráfico)... Aqui vai mais um *COPY/PAST*:
Nota: As siglas no gráfico *"ns/nr"* quer dizer, *Não Sabe ou Não Responde.*

*TDT: Portugueses não estão
informados*<http://tdt-portugal.blogspot.com/2008/12/tdt-portugueses-no-esto-informados.html>
 *A cerca de quatro meses do previsto arranque oficial da televisão digital
terrestre em Portugal, o mais recente estudo de opinião traça um quadro
negro sobre a TDT. O desconhecimento ainda demonstrado pelos portugueses é a
principal conclusão.

Do estudo da autoria do Obercom, reproduzo aqui um gráfico:*

*Da leitura dos dados constatamos que a maioria dos inquiridos não sabe ou
não responde a muitas das questões, e são os próprios a reconhecer que estão
mal informados.

Outra conclusão que deverá merecer especial atenção dos responsáveis é a de
que a esmagadora maioria do público (82,5%) acha que não deveria ser o
consumidor a pagar o equipamento (set-top box, receptor ou adaptador)
necessário á conversão. O factor preço é tão mais importante pois sabemos
que o nível de vida dos portugueses é dos mais baixos da União Europeia.

Os resultados deste inquérito não surpreendem, eram até previsíveis, pois
apesar do vencedor do concurso ao Mux A (canais gratuitos), ser há muito
conhecido (PTelecom), não houve ainda qualquer campanha de informação, quer
da parte da PTelecom, quer do Estado. Apenas alguns artigos publicados em
jornais, quase sempre reproduzindo comunicados de entidades, sem qualquer
espírito crítico. As televisões fogem a sete pés do assunto TDT! Parece que
nem querem ouvir falar dela! Recorde-se que nem o "alerta" da Anacom de 27
Novembro divulgaram. E não foi por distracção, pois alertei-as todas; RTP,
SIC e TVI.

Espera-se que o ano de 2009 seja finalmente o ano da TDT em Portugal.
Estamos no inicio de uma nova etapa para a televisão em Portugal. As
incógnitas ainda são muitas e será necessária a colaboração de todos os
intervenientes para vencer esta batalha que está longe estar ganha. A
adopção da TDT pelos portugueses terá de ser ganha e não imposta. A história
ensina que quem governa contra os interesses da população acaba sempre
derrotado.
*

Fonte: http://tdt-portugal.blogspot.com/

A todos um bom Ano de 2009