ARLA/CLUSTER: Exames de amador no Brasil

Fabiano Moser - PY5RX fabianomoser gmail.com
Quarta-Feira, 17 de Dezembro de 2008 - 21:52:54 WET

Olá pessoal,

Me enche de orgulho ver o Carlos falar assim do Brasil....hehe

Verdade Carlos, o Programa Espacial Brasileiro é muito desenvolvido, embora tenha sérios problemas cooperativos com a NASA no programa da ISS, (da falta de cumprimento da construção de partes da ISS, devido à falta de investimento, dinheiro esse que o presidente Lula teve que inserir na àrea Social que estava um verdadeiro caos)

Espaço à parte, eu fiz 3 exames de promoção até obter a classe A, e por 2 vezes fui submetido ao exame de Ética e Técnica Operacional.
Sobre este tema gostaria de dizer algumas coisas bem práticas:

- Para quem faz promoção esta matéria nem precisaria e nem deveria ser estudada, pois o radioamador têm obrigação de saber;
- São assuntos que podem parecer banais, perguntas tão óbvias e diretas quanto se pode imaginar, mas não menos importantes;
- Posso dizer que por mais óbvio que as perguntas possam parecer, ainda existem pessoas que reprovam neste exame, e não são admitidas no Serviço de Radioamador, mostrando que realmente não estavam preparadas para ingressar na QRG;
- Este foi uma das boas mudanças na legislação do radioamador brasileiro, acho que muita coisa melhorou, ajudando em muito os leigos e iniciados, como de deve proceder antes, durante e depois de um QSO, ajudando inclusive a eliminar certos "medos" e mitos que se criam nas faixas menos organizadas.

Eu nunca errei uma questas das 40 que já respondi, e sempre achei aquelas provas muito giras, pois colocava-me em teste o conhecimento e meu modo de utilizar mes rádios, bem como meu comportamento perante os amigos na QRG.

Eu aprovo o exame de Ética e Técnica Operacional!

73
Fabiano Moser CT/PY5RX
ARISS-PORTUGAL (Amateur Radio on the International Space Station)
Representative at Teleconference and Portugal Telebridge Coordinator.
AMRAD/AMSAT-CT
http://www.amrad.pt/