ARLA/CLUSTER: Feira de Coimbra

Afonso Marques amarques efacec.pt
Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2008 - 09:31:12 WET

Exactamente! E mais, na minha maneira de ver:

1-As empresas são livres de praticar os preços que entendam adequados, sujeitando-se às regras da concorrência do mercado, tendo mais ou menos procura ou até não a tendo.

2-Os clientes, neste caso os radioamadores, são livres de adquirir onde entendam tirar mais vantagem, ou mesmo adquirir sem vantagem económica, mas por outras razões.

3-Os agentes económicos, neste caso as empresas, têm que respeitar as regras do mercado onde se inserem, se não as respeitam e tem sido o caso de uma empresa, quem se sentir prejudicado, tem o direito de recorrer aos meios legais e correntes que entenda adequados para reporo cumprimento das normas.

IMPORTANTE. Sobre a feira, não estou certo de ver alguma opinião relatando que será para esquecer, por mim, devido à péssima organização, ao espaço exíguo, à deficiente informação geográfica. Embora sabendo que não faço lá falta nenhuma, Feiras em Coimbra, jamais (jamé, como diz o Lino).

Que tenham todos um dia radioso e radiante.

CT1RH

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: terça-feira, 9 de Dezembro de 2008 20:37
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Feira de Coimbra

Caros Colegas,

Independentemente dos aspectos legais, diria irrefutáveis, que a empresa espanhola HG Rádio tinha e deveria de cumprir para a venda directa em Feiras de Rádio em Portugal, acho que nenhum de nós alguma vez pôs em questão, e falo por mim, pagar mais em Portugal em função da diferença do IVA existente entre os dois países, isto é, +4% ou mesmo de outros custos minimamente acrescidos.

 Agora, quando temos diferenças de +25%, +50% ou mesmo +100%, algo está completamente errado e vai para além de uma lógica empresarial do lucro, diria mesmo, completamente irresponsável e irracional nos dias que correm. Há empresas que em vez de evoluírem, querem continuar a viver agarradas ao passado onde a maioria dos cliente estava privada de poder adquirir os produtos noutros mercados mais competitivos e utilizando técnicas comerciais completamente fora da realidade actual.

Desde há alguns anos, que tenho uma opinião muito critica sobre a manifesta inadaptação de algumas empresas portugueses à Europa e a sustentabilidade económica do reduzido e limitado mercado radioamadoristico em Portugal, no século XXI e numa alargada, extremamente concorrencial e global economia.

É aqui que reside o problema, continuar a querer praticar as mesmas margens de lucro que era possível à 20 anos atrás, na era da Internet e de um mercado onde á distancia de um clique se faz uma transacção, é caminhar decisivamente para a falência. Se juntarmos outra técnica bastante questionável e quiçá ilegal, de ter-se a representação de uma marca em Portugal e somente reparar os equipamentos vendidos em território nacional pela própria empresa representada. Isto para já não falar, da não colocação dos preços dos produtos nas suas paginas na Internet e outras técnicas desadaptadas. Tudo isto, denota do meu ponto de vista, uma incompreensão total do mercado de hoje e de respostas que os clientes exigem.

Se quiserem sobreviver num mercado de concorrência aberta e acrescida vão ter de reformular urgentemente o seu negocio, e não é certamente por estas e outras tentativas negativas de má publicidade, que vão conseguir singrar.

João Costa, CT1FBF