ARLA/CLUSTER: Feira de Coimbra

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Terça-Feira, 9 de Dezembro de 2008 - 22:30:06 WET

Prezados concidadãos,

Acabo de publicar o seguinte tópico no blogue da TRGM, ( apenas corrigi um ou outro erro de gramática nesta versão ).

Nota introdutória : As diferenças nos impostos entre Portugal e Espanha são decisões tomadas pelos respectivos Governos e somente a esses executivos deve ser atribuída qualquer responsabilidade pelas consequências daí resultantes.
Não nos cabe criticar o facto destas diferenças existirem, pois não é por aí que se gera o problema concorrencial ou a actividade comercial de uma empresa estrangeira no nosso mercado.
O diagnóstico é extremamente simples.
Independentemente dos impostos, é lógico que a empresa nacional não é concorrencial ao nível da economia Europeia ( e Mundial ).
O facto dos nossos impostos serem mais elevados, não é culpa das empresas estrangeiras mas sim do nosso Governo.
Agora o texto prometido...

Caros colegas,

A propósito deste assunto gostaria de dar a conhecer a minha opinião.

A União Europeia proporcionou muitas alterações na soberania dos Estados-Membros, sendo as mais importantes o mercado único europeu ( ou a união aduaneira ), uma moeda única ( o Euro - adoptado por 15 dos 27 Estados-Membros ) políticas agrícola, de pescas, comercial e de transportes comuns, para além da Política Externa e de Segurança Comum ( PESC ).

O princípio do reconhecimento mútuo assegura a livre circulação de mercadorias e serviços sem que seja necessário harmonizar as legislações nacionais dos Estados-Membros.

O principal objectivo económico da União Europeia é promover uma economia livre, concorrencial e sem barreiras comerciais tanto ao nível das mercadorias, dos capitais, como dos seus cidadãos e nomeadamente dos seus trabalhadores.

Por esse motivo existem diversos mecanismos que asseguram estas liberdades.

A Comissão Europeia como guardiã dos tratados, vela para que os Tratados no âmbito da concorrência e da livre circulação de mercadorias, capitais e trabalhadores sejam respeitados. Todos os cidadãos, entidades colectivas e Estados podem recorrer destas decisões para o Tribunal de Justiça da União Europeia. Por sua vez, o Tribunal de Justiça da União Europeia vela para que caso a Comissão Europeia não haja em defesa dos Tratados, este faça jurisprudência nesses assuntos.

Nada do que acabo de escrever foi inventado por mim. Existe em diversas fontes consultáveis até via Internet, das quais me dispenso de fazer referência por ser um texto informal que expressa a minha opinião pessoal e apenas isso.

Como resposta aos nacionalismos bacocos que se podem ler no blogue, deixem-me começar por responder com a seguinte frase « " Unida en la diversidad " es la divisa de la Unión Europea » ou seja, « La divisa significa que en la UE los europeos trabajan juntos en aras de la paz y la prosperidad y que las numerosas culturas, tradiciones y lenguas de Europa son un activo positivo para el continente », ( propositadamente mantido em Castelhano ).

Para além de não ter a menor dúvida sobre os depoimentos dos colegas que confirmaram a legalidade das transacções e das actividades comerciais da aludida firma Espanhola em território nacional, para aqueles que corroboram que é com estas medidas de país de 3º Mundo que se defende a nossa economia e nacionalidade, apenas duas ideia para terminar.

1) Em parte alguma se pode ler que a Brigada Fiscal apreendeu o que quer que fosse à referida firma Espanhola, logo, se tal não aconteceu é porque a actuação da empresa e a sua actividade comercial no nosso mercado é perfeitamente legal.

2) Aconselho uma pesquisa sobre como funciona o regime de tributação em sede de IVA no Código do IVA ( CIVA ), ou o Código do IRS ( CIRS ) para estes casos em particular.
Para haver a sujeição a IRS e IVA, o contribuinte nacional, além dos pressupostos enunciados no art. 3º, n.º 3 do CIRS, tem de praticar um acto que seja susceptível de ser inserido numa actividade comercial ou profissional. E o contribuinte estrangeiro de um país da União Europeia que esteja a pôr em prática a promoção de uma economia livre, concorrencial e sem barreiras comerciais no nosso país ?
Se tiverem tempo ( e paciência ) pesquisem no excelente sítio da União Europeia a regulamentação de uma actividade comercial praticada num outro país do espaço onde vigoram os Tratados no âmbito da concorrência e da livre circulação de mercadorias, capitais e trabalhadores, onde se incluem, naturalmente Portugal e " España ".

" O Acto Único é, numa frase, a obrigação de realizar simultaneamente o grande mercado sem fronteiras e também, a coesão económica e social, uma política europeia de investigação e tecnologia, o reforço do Sistema Monetário Europeu, o começo de um espaço social europeu e de acções significativas em relação ao meio ambiente" - Jacques Delors.

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com