RE: ARLA/CLUSTER: E por falar em calendários... resposta ao colega Victor Gomes

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Domingo, 31 de Agosto de 2008 - 16:01:12 WEST

Prezado Victor Gomes,

Obrigado pela participação neste tópico.
Como só hoje regressei a casa vindo de férias, somente neste momento me foi
possível dar a devida resposta.
Nenhuma transmissão de experiência é « uma " alarvidade " ».
Só discordo consigo também com base na minha experiência pessoal.
É de facto lamentável a quantidade de vezes que, nos últimos anos, tive de optar
entre uma e outra actividade.
Quanto mais eventos se organizarem, ( como propõe e muito bem ), mais grave será
para alguns de nós estarmos em dois lugares ao mesmo tempo.
A ideia da organização conjunta é excelente e não nego que me tenha ocorrido já
há muito tempo.
Mas essa valorosa contribuição não é em si solução para o problema que coloca da
realização de mais eventos do que os dias disponíveis.
Quanto a isso, como leu atentamente a minha proposta, verificou que haverá
sempre alguém que poderá ordenar os eventos e forma a que, em caso de
obrigatória sobreposição, ao menos aconteçam em simultâneo a situação que muti
bem catalogou como - « decerto que nenhum mal virá ao mundo até porque os "
clientes " das actividades não são os mesmos ».
De toda a forma é contraditória com a sua frase « qualquer tentativa para
"enfileirar" as actividades das diversas Associações será sempre um trabalho
inglório e que só trará mais uns motivos para o " pessoal " se guerrear », pois
no modelo actual raramente as colectividades se entendem e muito menos aceitam
dialogar... quanto mais submeterem-se a uma organização conjunta do calendário.
Talvez numa fase mais tardia em que um modelo idêntico ao que propus desse
provas concretas, quem sabe se pelo menos algumas Direcções lá aceitassem
ensaiar uma hipotética organização conjunta.
Sobre este aspecto haveria agora lugar para um longo e quente debate sobre o
associativismo nacional... mas esse assunto não faz parte deste tópico.
Para terminar permita-me reforçar uma outra ideia importante da sua mensagem - «

Para que isto fosse possível teríamos todos que abdicar dum pouco do
nosso bairrismo, pensar mais no colectivo e menos no nosso cantinho.
Teremos dirigentes nas associações com a coragem suficiente para se
sentarem à volta duma mesa e delinear uma destas actividades de nível
nacional??? » - não poderia estar mais de acordo.
Por essa mesma razão a minha proposta foi modesta e procurou começar (
timidamente ) como um " ensaio independente " que habituasse primeiro as pessoas
à ideia... ou seja, que « fidelizasse os clientes »... na linguagem comercial.
Entendeu-me agora ?

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37