RE: ARLA/CLUSTER: Interferências PLC

antonio matias ct1ffu hotmail.com

Estes sistemas não são bem o PLC que distribui sinal a nivel nacional
São pequenos aparelhos domesticos que se ligam nas tomadas e funcionam tal como os Wireless, mas com Fios.
Neste caso os da Energia/rede.
Como são de banda larga e com frequencias de trabalho no HF, geram uma lixarada dos diabos pelo espectro.
Mas presumo que esta interferencia seja muito restrita e apenas deva alcançar alguns metros.
O azar é um colega ter um vizinho com uma treta dessas e lá se vão azedar as boas relações.
Pois não acredito que os tipos da Zon ou Meo instalem muitos aparelhos desses nas nossas casas ( QTH amador) he he.
Há mais de um ano que os colegas da Alemanha, se andam a queixar destes aparelhos e até teem uma lista negra dos melhores e dos piores.
Até há um que interfere nos 50mhz.
Pois este "sururu" anda por ai generalizado pela europa.
Temos de esperar que alguma  legislação apareça e controle estes aparelhos, ou alguma juris-prudencia os bana da Europa.
Uma coisa é certa, a Zon e a Meo vão arranjar sarna para se coçarem.
Ou mudam os links domesticos para Wireles, Rita,ADSL, RJ45 como quizerem ou vão ter problemas.

73's
Matias

> Date: Mon, 14 Apr 2008 15:19:01 +0200> To: cluster  radio-amador.net> Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Interferências PLC> From: ct1bxt  gmail.com> > Isso é para licenças CEPT não para as licenças nacionais de cada País.> Temos de por a comunicação social ao barulho a ver de eles mostram que não > são só vantagens, o que nos tentam impingir, alias acho que é publicidade > enganosa o que está no site deles, quando dizem que o PLC não interfere > com sistemas domesticos!!!!> > 73> rodrigo> c91r> > Em Mon, 14 Apr 2008 15:09:08 +0200, Paulo Pinto <ct1ete  gmail.com> > escreveu:> > > Caros Colegas,> >> > Ilucidem-me por favor. Tem-se falado muito no problema das interferências> > provocadas pelo PLC e o efeito nefasto para nós amadores de rádio.> >> >> > O Decreto-Lei nº 5/95 de 17 de Janeiro, no Capítulo III, Artigo 10.º, > > ponto> > 2, diz o seguinte:> >> > Ao titular de uma licença de estação de amador CEPT não é garantida> > protecção contra eventuais interferências radioeléctricas prejudiciais.> >> > Ou seja, estamos "fritos" pelo PLC.> >> > Digam-me que estou equivocado e que na lei existe algo que nos protega.> >> >> >> > 73> >> > Paulo Pinto, CT1ETE> >> >> > > > -- > A utilizar o cliente de correio revolucionário da Opera: > http://www.opera.com/mail/>
Cansado de espaço para só 50 fotos? Conheça o Spaces, o site de relacionamentos com até 6,000 fotos!
http://www.amigosdomessenger.com.br