RE: ARLA/CLUSTER: Interferências por PLC

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 4 de Abril de 2008 - 13:26:50 WEST


Caro José Luís (CT2GZB),

Segundo um excelente artigo publicado á algum tempo na Revista QSP, pelo nosso colega Juiz José Rainho(CT1EFH), no caso de interferências e situações similares, está vedado legalmente ás associações a representação e intentar directamente esse tipo de acções "populares", cabendo a cada um dos prejudicados, a reclamação junto da ANACOM.

Obviamente, que podemos apoiar e apoiamos, e podemos denunciar e denunciamos, mas neste caso concreto, cabe a cada um legalmente reclamar junto da ANACOM, apresentando provas concretas da sua denuncia; alias, como é o caso anterior e ainda não solucionado das interferências, ditas da "TVCABO", na frequência de saída dos repetidores do canal RV60 em 145,750 MHz.

É claro que formal e informalmente, vamos junto da ANACOM e pelo menos pela parte da ARLA, não temos razão de queixa e só temos a louvar a disponibilidade e o atendimento célere, excepto no caso das interferências, ditas da "TVCABO".

Como sabes,  são sempre casos complexos; envolvendo não só o prestador do serviço  directamente e também, na maioria das vezes, os próprios clientes, que alteram deliberadamente e sem os "mínimos requisitos técnicos" a instalação de distribuição, ilegalmente.

Quanto a tudo o resto, a IARU e outras organizações internacionais, tem produzido abundante documentação que é do conhecimento da ANACOM sobre as interferências provocadas pelos sistemas assentes na tecnologia PLC.

Como podes facilmente depreender, alem do problema técnico existe um problema político-económico subjacente a nível mundial, como tem sido demonstrado pela ARRL,  na luta com a FCC, nos EUA, em vários tribunais.

João Costa
CT1FBF

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of proença
Sent: sexta-feira, 4 de Abril de 2008 0:20
To: cluster  radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: Interferências por PLC


"...também não se detectou qualquer interferência com outros equipamentos domésticos que existem habitualmente em nossas casas."

Caro colega João Costa.

Parece que, para a PT, equipamentos de rádio comunicações como os que têm os radioamadores, não são "equipamentos domésticos habituais" nas casas dos Portugueses vai daí há que seguir com o projecto PLC para a frente a bem da nação.

Para nem falar entidades oficiais que usam rádios para comunicar entre si como por exemplo a polícia, bombeiros, INEM etc.

Não era suposto entrar aqui as associações em força para nos defender?

73 de CT2GZB - José Luis





Mais informações acerca da lista CLUSTER