ARLA/CLUSTER: WPX 2008 e salsichas, por CT3FQ - Abril de 2008

Como sempre, mais um Excelente artigo - reportagem do nosso colega Carlos Neves, CT3FQ disponível no site: http://www.ct3team.com/members/ct3fq/wpx2008.asp

Parabéns Carlos, pelo texto e fotos, estão como escrevi; excelentes.

Temos escritor na Madeira.

Para quando um " jantar e uma garrafa de "Monte do Pastor" em Porto Moniz...?... por mim, podes ficar com as salsichas e os ovos mexidos com natas.

Um Abraço.

João Costa
CT1FBF

WPX 2008 e salsichas, por CT3FQ - Abril de 2008

Quinta-Feira

Meti um dia de Férias, e na quinta feira à noite, toda a familia e o CT3KN, partimos para o QTH do concurso. Como já passava das 21H00 decidimos jantar no Restaurante Salgueiro que fica perto das belissímas piscinas naturais do Porto Moniz. Como nessa noite não iriamos trabalhar tomamos ao jantar uma garrafa de "Monte do Pastor" e ficamos na conversa durante algumas horas até às 23H00.

O Objectivo do dia seguinte era montar uma direcional para multiplicadores, afinar as verticais de 40 e 80 metros e ainda montar todo o setup para dar inicio ao WPX nas primeiras horas de sábado.

[http://www.ct3team.com/images/wxp200840-80.png]
fig.1 CQ3T QTH

Sexta-Feira

Acordei pelas 8H00, fiz ovos mexidos com natas para o café da manhã, e meia hora depois toda a gente estava pronta para o trabalho. Fui com o Ricardo (CT3KN) ao terreno onde estava a torre da antena, que no ultimo inverno tinha caido, e que ainda continuava lá toda torcida. Ainda não sabiamos o estado dela porque tinha crescido uma data de canas que impediam o acesso. Foi preciso desbravar a mata para libertar a antena, e uma hora depois verificamos que bastava endireitar alguns elementos que tinhamos antena multiplicadora para o concurso. Será que a sorte protege os audazes?

Respiramos de alivio mas entretanto o vento subia de tom, o que era um mau agoiro para os passos seguintes. Munido do cinto de segurança, o CT3KN escalou a torre e montou o rotor que também se tinha danificado.

Paramos para uma Coral  fresca e já no QTH verificamos que possivelmente não iriamos ter internet nesse fim de semana. O USB da TMN não se conseguia se ligar à rede. Como conheço o poder de persuasão da XYL pedi-lhe que ligasse para a TMN e tentasse resolver o problema. Grande mulher, pois em meia hora colocou o suporte tecnico da TMN em alvoroço e resolveu o assunto. Mais calmo, chamei o Francisco que, com o resmungo habitual, veio-nos ajudar-nos com a montagem da antena.

Com o CT3KN no topo da torre, o Francisco e eu colocamos a log-periodica de 11 elementos na vertical junto da torre para depois ser elevada e passar pelas espias. A antena pesava 25 Kg e foi com espanto que vimos depois o Ricardo eleva-la, à força de pulso, até ao topo da torre. Entretanto o vento continuava a aumentar.

O pior estava ainda para vir, pois estava muito complicado conseguir enfiar o boom da logperiódica no tubo do rotor e após várias peripécias falhadas e com um esforço sobre-humano lá conseguiu prender a antena. Aplaudimos.

Era já hora de almoço e a barriga e o cansaço já mostravam inicios de reivindicação.

Salsichas?

Como neste concurso só tinhamos dois operadores fomos obrigados a nomear à força a Cristina cozinheira oficial do team. Por isso não foi com grande surpresa que nos esperava um prato de salsichas frescas com arroz branco.  Salsichas? Depois dum esforço monumental iriamos comer salchichas? Não sei porquê, mas aquele almoço fez-me lembrar as salsichas com couve lombarda de uma tasca na D. Estefania dos meus tempos universitários. A fome era tanta que devoramos o manjar num ápice, e fomos logo premiados com uma deliciosa sobremesa de natas com frutos silvestres. Do mal, o menos.

Pelas 14H00 lá fomos afinar as verticais dos 40 e 80 metros. A direcional dos 40 metros tinha-se partido e decidimos tentar fazer os 40m com uma vertical.

Pelas 17H00 começamos a montar o setup da running station e da   multiplier e pelas 20H00 estava tudo a funcionar e o Ricardo começou a ficar frenético.

[http://www.ct3team.com/images/wxp2008tennadyne.png]

fig.2- A antena recuperada

Sábado 0H00

Não aguentava mais e fui dormir. Tinhamos combinado que eu levantar-me-ia pelas 5H00 para substituir o Ricardo e que depois fariamos running alternadamente, de 2 em 2 horas, durante todo o dia de Sábado e Domingo. Infelizmente não tinhamos estação multiplicadora durante a noite mas esperavamos que, como prometido, o CT3CK chegasse logo de manhã para fazer multiplicadores nas bandas altas.

Sem antena dos 160, e limitados com as verticais dos 40 e 80 sabiamos que não iriamos obter grande score nas lowbands, que valiam o dobro para a pontuação final.

Mesmo cansados conseguimos picos de 205 QSO/hora para um total de 4400 contactos em 45 horas contínuas de operação.

Deste concurso, guardo a recordação do prato de salsichas e  da crise de risos que, por duas vezes, obrigou-nos a interromper o concurso.

[http://www.ct3team.com/members/ct3fq/images/ct3fqfacebw.jpg]

[http://www.ct3team.com/images/wpx2008operator.png]
Fig.3 CT3KN na running station

                                      73 - CT3FQ -  Carlos Neves, Abril de 2008