ARLA/CLUSTER: "Vanity Call Sign " uma hipotese.

Francisco Costa, CT1EAT listas_ct1eat sapo.pt
Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007 - 20:01:48 WEST

Caro João

> Tudo aponta para que no futuro essa hipótese "Vanity Call Sign ",
> perfeitamente comportável dentro de certos limites pelas recomendações
> WRC03 e pelo portuguesíssimo "Procedimentos de consignação de
> indicativos de chamada às estações do serviço de amador e do serviço
> de amador por satélite"*, seja possível.

Não vejo como, mas já lá vamos...

> A versão do Indicativo, escolha vc mesmo, é bem vinda pela administração,

Não me parece. Aliás, veja com atenção o parágrafo sobre os "Procedimentos
de
consignação de IC"

"A ANACOM consignará um IC a cada estação de amador nacional no acto
de licenciamento. O prefixo será obtido tendo em atenção a localização da
estação e a categoria do radioamador, enquanto que o sufixo é obtido de uma
forma automática e sequencial. O IC é intransmissível entre estações de
radioamadores."

Com a última frase, a ANACOM arruma a questão. Até mesmo a "tradição"
(ilegal, quanto a mim), dos sucessores/familiares de amador falecido
poderem usar o indicativo por ele antes usado, acabou.
Portanto, ao contrário da sociedade norte-americana (em que tudo tem
um preço), aqui não há dinheiro que pague a troca de indicativo. Nem
sequer a escolha do sufixo!!!

> lá vai ter de desembolsar mais uma vez o "canon" que actualmente
> ronda os 183 Euros, se não estou equivocado. É verdade que é vitalício,

Não tenho a certeza, mas acho que o canon é válido por 5 anos,
pago antecipadamente.

> Portanto, muito cuidado com a ideia de dividir o país em zonas
> pois pode ser levado muito a sério pelas administração,
> como mais uma boa forma de financiamento e atenuação do deficit.

Não vá por aí... Esse argumento não colhe.
Se a ANACOM dependesse (ou viesse a depender) das receitas
dos radioamadores, ou teria que as aumentar exponencialmente,
ou então fecharia portas no dia seguinte.

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat