ARLA/CLUSTER: "Vanity Call Sign " uma hipotese.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007 - 17:57:14 WEST


 Pois é Prezado Francisco(CT1EAT),

Tudo aponta para que no futuro essa hipótese "Vanity Call Sign ", perfeitamente comportável dentro de certos limites pelas recomendações WRC03 e pelo portuguesíssimo "Procedimentos de consignação de indicativos de chamada às estações do serviço de amador e do serviço de amador por satélite"*, seja possível.

A versão do Indicativo, escolha vc mesmo, é bem vinda pela administração, desde que o proeminente comprador esteja disposto a pagar tal luxo, alias, leia-se isto:
"... Para a administração portuguesa estão previstos indicativos em que os três primeiros caracteres (prefixo) vão de CQA a CUZ.
No caso específico das consignações de indicativos de chamada a estações do Serviço de Amador sob administração portuguesa, de acordo com o RR19.68 com a revisão dada pela WRC-03, deve ser seguida a seguinte regra de formação - dois caracteres e um algarismo (prefixo), seguido de um grupo contendo até 4 quatro caracteres, o último dos quais deverá ser uma letra (sufixo)."

Como podes ler, aqui já está uma saída.

Só falta mesmo definir quanto se vai pagar, agora de uma coisa podem já estar todos certos, os valores actuais para os licenciamentos, indicativos especiais, etc, são para esquecer completamente.

Vejam o que se passa em Espanha, o desgraçado que mude de zona, lá vai ter de desembolsar mais uma vez o "canon" que actualmente ronda os 183 Euros, se não estou equivocado. É verdade que é vitalício, mas será que amanhã todos os actuais radioamadores cá do burgo estão dispostos a desembolsar tudo isto de uma só vez...?! Prevejo uma forte queda no n.º de licenças portuguesas no dia em que cada um de nós receber a factura para pagar, pelo menos, dos menos "aficionados".

Portanto, muito cuidado com a ideia de dividir o país em zonas pois pode ser levado muito a sério pelas administração, como mais uma boa forma de financiamento e atenuação do deficit. Alias, um dos mais comum lamentos da ANACOM é que o Serviço de Amador é ALTAMENTE deficitário para o trabalho que dá, pelo menos de carácter informativo.

Como sabes, em relação aos "Vanity Call Sign" a FCC este ano até reduziu o "preço" desse luxo, pelas simples "leis de mercado" para valores de "saldo" nunca antes vistos.

João Costa
CT1FBF

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of listas_ct1eat  sapo.pt
Sent: quinta-feira, 27 de Setembro de 2007 14:44
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: O meu ponto de vista...João Costa(CT1FBF)

Caro João

> Se existe algo que acho ser um avanço inteligente na distribuição de
> indicativos em Portugal, é somente mudar o Prefixo e nunca se
> alterando o Sufixo. Portanto, daqui não abdico e acho que se deve manter.

Com o devido respeito que o colega me merece, discordo em absoluto!
Não é por Portugal ser, eventualmente, o único país do mundo onde isso acontece. É apenas porque, tal como em outras coisa que bem caracteriza os lusitanos, encarar-mos este assunto como mais uma fatalidade imutável. A que propósito??? Se até o nosso nome (em circunstâncias especiais, é certo) pode ser mudado, porque não podemos alterar o sufixo do nosso indicativo???
Mesmo partindo do principio que você (e a maioria dos CT/CU) está satisfeito com o seu, há que admitir que haverá outros que não estão (eu, por ex.). Então será justo negar esse direito?
Por diversas vezes tive conhecimento de casos em que isso, mesmo no sistema actual, foi admitido (infelizmente não tenho nenhuma prova irrefutável de cada um deles, pelo que não posso dizer concretamente quais os indicativos em questão).
No meu caso particular, prescindia de bom grado do "Echo" do meu indicativo. Hoje mesmo mudaria se a ANACON assim concordasse!

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat


___________________________________________________________________

O SAPO já está livre de vírus com a Panda Software, fique você também!
Clique em: http://antivirus.sapo.pt






Mais informações acerca da lista CLUSTER