ARLA/CLUSTER: Não se coloque em frente de uma antena de um emissor de 2.3 GHz com 1 Kw de potencia (forno de microoondas)pode ficar assado.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007 - 19:16:18 WEST


É por isto e por outras, é que a ideia do Salomão para pôr a Classe 2 com acesso ao 1,2GHz é muito perigosa,  pois nem é preciso ir tanto acima, 2,3 GHz, para sentir os efeitos "biodinâmicos".....e outros, com estas ordens de potencia.

Hoje em dia e como escreve muito bem o Carlos Mourato(CT4RK) " ... internacionalmente tem-se caminhado no sentido contrario à sua proposta, e com lógica, isto porque deixou de haver limites de potencia, e em sua vez, passou a haver níveis máximos de exposição electromagnética."

A questão da potencia, na pratica actualmente, tanto em HF como VHF e superiores é sempre, quanto dinheiro está disposto a gastar o interessado. A oferta vai das Centenas de Watts aos Kilowatts ou mesmo Mega watts, pelo menos PAR, a Rússia e os ex-paises do Leste europeus é um excelente mercado para isto...

Agora, ter uma estação "BEM EQUILIBRADA" é que é muitíssimo difícil....aconselho todos a lerem o artigo do EA3OG na CQ versão espanhola deste mês que aborda esta questão.


João Costa
CT1FBF

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Carlos Mourato
Sent: quinta-feira, 27 de Setembro de 2007 18:00
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Proposta para a gestão de indicativos e categorias de Amador


Caro Miguel Silva
Sobre a atribuição de indicativos, não vou tecer opinião alguma, pelo simples facto de já o ter feito à uns meses atrás numa troca de ideias sobre este mesmo assunto, que esteve "hibernado" e acordou de novo. no entanto permita-me fazer alguns comentarios à sua proposta, que é a sua opinião, e como tal deve ser tida em consideração tal como as outras.
primeiramente, o indicativo CQ é pouco adequado a estações operadoras individuais, e está a meu ver muito bem aplicado nas estações repetidoras. isto porque tente fazer uma chamada geral em CW e logo ve porque eu tenho essa opinião. A titulo de exemplo veja:...CQ CQ CQ DE CQ.... CQ CQ CQ DE CQ....complicado não acha?...quanto ao uso se amplificadores de potencia, (não lhe chamem lineares porque podem estar a trabalhar em classe "C", e aí de lineares nada tem) só por dewsconhecimento do que se passa a nivel internacional é que pode colocar essa sugestão. Digo isto porque as bandas acima de 30MHz não servem apenas para conversar através dos repetidores com portáteis ou móveis. Existem muitos modos de propagação acima dos 50 Mhz que proporcionam fabulosos DX em variados modos, e eu próprio tenho praticamente todos os paises da Europa incluindo a Russia, feitos em 2m. claro que não foi com 2,5 watts que fiz isso. E que dizer de comunicações EME? proibir amplificadores de potencia em 2m seria proibir os amadores de radio portugueses de acompanharem os seus colegas estrangeiros. Comunicações em frequencia elevada, em modos TROPO, FAI, ES, SCATER; EME, etc, requerem potencias elevadas e os amadores portugueses tem o mesmo direito que os seus colegas da zona 1.
Como tal está completamente fora de questão essa proposta. Aliás, internacionalmente tem-se caminhado no sentido contrario à sua proposta, e com lógica, isto porque deixou de haver limites de potencia, e em sua vez, passou a haver niveis máximos de exposição electromagnética. Isto sim tem lógica!
para terminar quero salientar, que "colocar em perigo a saúde humana" com radiações electromagnéticas é muito subjectivo e discutivel, e os efeitos mais ou menos nefastos deste tipo de radiação, depende fortemente de um numero elevado de factores que tem que se conjugar entre si para se poder provar alterações biocelulares. Entre este factores contam-se como principal elemento a frequencia critica de ressonancia entre outros. por muitos estudos que se tenham feito, nada de concreto se prova a nivel de radiações normais a que estamos expostos todos os dias. no entanto não se coloque em frente de uma antena de um emissor de 2.3 GHz com 1 Kw de potencia (forno de microoondas)pode ficar assado.

73 de CT4RK

«
-------------- próxima parte ----------
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster


Mais informações acerca da lista CLUSTER