ARLA/CLUSTER: O meu ponto de vista...João Costa(CT1FBF)

listas_ct1eat sapo.pt listas_ct1eat sapo.pt
Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007 - 15:05:06 WEST

Caro Salomão

> A única reticência que coloco é a Classe 2 ou B ter acesso aos 10 m
> preferindo eu que lhes fossem atribuidas outras faixas em 1,2 GHz ou até os
> 6 m.

No que diz respeito aos 6m, a posição da ANACOM é de negação absoluta.
Na reunião em que estive presente (em representação da ARPA), quando
abordei a questão dos 6m, referi precisamente que, ao contrário de CT,
em alguns países essa banda é atribuída ás classes "novice". O que eu
fui dizer... Tive que ouvir toda a argumentação deles, que se resume a
isto: os CT operam nos 6m "por favor", uma vez que a banda não está
atribuída ao serviço de amador em Portugal. Aí não me contive, e tive
que dizer que todas as licenças que a ANACOM concedeu a amadores nessa
banda (se fosse actualmente, teria incluído os 4m) são ilegais .
Ficaram muito espantados. Responderam que estavam dentro da legalidade
(Artigo 5.º/3 do DL 151-A/2000 de 20 de Julho). Então perguntei para
que serve o QNAF. Se a ANACOM pode conceder licenças em qualquer
frequência, a qualquer serviço que o solicita, para que servem diplomas
como a Portaria 322/95 de 17 de Abril?
Só então repararam que os radioamadores não estão sequer previstos no
QNAF na banda de 6m. Disseram que iam contactar o departamento jurídico...
Sem comentários.

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat

O SAPO já está livre de vírus com a Panda Software, fique você também!
Clique em: http://antivirus.sapo.pt