ARLA/CLUSTER: Proposta para a gestão de indicativos e categorias de Amador

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007 - 11:54:43 WEST

Bom dia a todos.

Estou de acordo com o colega Salomão se bem que estou espectante com a
abolição da obrigatoriedade do morse, não é por nada é mesmo só por
falta de ouvido há quem tenha nascido assim e isso não me torna menos
radioamador nem menos conhecedor de matérias mais actuais, mas bem assim
sendo a divisão ficar-se-ia por algo que eu defendo, manter-se-iam as 2
classes a A e a C sendo que a C seria a classe de iniciação com
utilização das faixas VHF/UHF sem limitações (aliás é ridículo que um
amador B ou A esteja limitado a só poder usar A3E, J3E e R3E dos 144.000
a 144.300 e os C's poderem usar esta mesma frequência em F3E, mas é
capaz de ser um "bug" do regulamento) faixa dos 10 mt sem limitações
(como vai um principiante exercitar-se de como bem fazer um DX se as
faixas internacionais para o mesmo não podem ser utilizadas) com
limitação de potência até aos 500 W e a obrigatoriedade de um diário de
estação feito como muito bem entender (há quem defenda o velho LogBook
com muitas folhas) sem o qual não podendo justificar a sua actividade
não poderá propor-se a exame para a A, acho que o período de permanência
na C se poderia e deveria manter pelos 2 anos.

O exame para a C seria um exame básico incidindo principalmente no
regulamento e modos de operação a passagem para a A obrigaria ao diário
de estação e exames técnicos.

Sobre o que se poderia fazer na A muito há a dizer mas não acho oportuno
neste momento.

Sem mais e expressando aquilo que tão somente não passa de ser a minha
opinião.

73's de Jorge Santos - CT2JIB