Re: ARLA/CLUSTER: Proposta para a gestão de indicativos e categorias de Amador

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007 - 17:59:34 WEST

Caro Miguel Silva
Sobre a atribuição de indicativos, não vou tecer opinião alguma, pelo
simples facto de já o ter feito à uns meses atrás numa troca de ideias sobre
este mesmo assunto, que esteve "hibernado" e acordou de novo. no entanto
permita-me fazer alguns comentarios à sua proposta, que é a sua opinião, e
como tal deve ser tida em consideração tal como as outras.
primeiramente, o indicativo CQ é pouco adequado a estações operadoras
individuais, e está a meu ver muito bem aplicado nas estações repetidoras.
isto porque tente fazer uma chamada geral em CW e logo ve porque eu tenho
essa opinião. A titulo de exemplo veja:...CQ CQ CQ DE CQ.... CQ CQ CQ DE
CQ....complicado não acha?...quanto ao uso se amplificadores de potencia,
(não lhe chamem lineares porque podem estar a trabalhar em classe "C", e aí
de lineares nada tem) só por dewsconhecimento do que se passa a nivel
internacional é que pode colocar essa sugestão. Digo isto porque as bandas
acima de 30MHz não servem apenas para conversar através dos repetidores com
portáteis ou móveis. Existem muitos modos de propagação acima dos 50 Mhz que
proporcionam fabulosos DX em variados modos, e eu próprio tenho praticamente
todos os paises da Europa incluindo a Russia, feitos em 2m. claro que não
foi com 2,5 watts que fiz isso. E que dizer de comunicações EME? proibir
amplificadores de potencia em 2m seria proibir os amadores de radio
portugueses de acompanharem os seus colegas estrangeiros. Comunicações em
frequencia elevada, em modos TROPO, FAI, ES, SCATER; EME, etc, requerem
potencias elevadas e os amadores portugueses tem o mesmo direito que os seus
colegas da zona 1.
Como tal está completamente fora de questão essa proposta. Aliás,
internacionalmente tem-se caminhado no sentido contrario à sua proposta, e
com lógica, isto porque deixou de haver limites de potencia, e em sua vez,
passou a haver niveis máximos de exposição electromagnética. Isto sim tem
lógica!
para terminar quero salientar, que "colocar em perigo a saúde humana" com
radiações electromagnéticas é muito subjectivo e discutivel, e os efeitos
mais ou menos nefastos deste tipo de radiação, depende fortemente de um
numero elevado de factores que tem que se conjugar entre si para se poder
provar alterações biocelulares. Entre este factores contam-se como principal
elemento a frequencia critica de ressonancia entre outros. por muitos
estudos que se tenham feito, nada de concreto se prova a nivel de radiações
normais a que estamos expostos todos os dias. no entanto não se coloque em
frente de uma antena de um emissor de 2.3 GHz com 1 Kw de potencia (forno de
microoondas)pode ficar assado.

73 de CT4RK

Em 27/09/07, Onda Livre <correio  ondalivre.com> escreveu:

>  Caros Colegas,
>

> À semelhança de outros colegas, também eu vou apresentar aqui a minha
> proposta para a gestão de indicativos e categorias de Amador.
>
> Esta Proposta será enviada para o ICP-ANACOM.
>

> Deixaria de ser necessário o exame de morse, as categorias A e B dariam
> origem a uma categoria só, a "Categoria A", com esta categoria os amadores
> teriam acesso a todas as frequências e classes de emissão.
>
> Seria criada a "Categoria B" para os iniciados no radioamadorismo e só com
> conhecimentos de legislação, seria obrigatório permanecer nesta categoria
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).