Re: ARLA/CLUSTER: Proposta para a gestão de indicativos e categorias de Amador

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007 - 08:48:10 WEST

Olá a todos!

Mais um contributo, mais uma opinião! Válido pelo esforço de tentar
simplificar.
Concordo onde refere:

- A simplificação de Classes de Amador - como já referi em comentários
anteriores a tendência deverá ser simplificar e não o oposto. Este ponto
implica uma muito necessária revisão à legislação em vigor, algo com que
todos nós concordamos.

Mas discordo de:

- A atribuição dos 10 metros à classe mais baixa - preferiria que fossem os
6 metros ou 1.2 GHz. Passo a explicar:
Por ser tão dificil manter "debaixo de olho" os amplificadores lineares que
são proíbidos na faixa de 11 metros.
Desta forma o Colega Miguel entra em "quase" contradição quando limita esta
banda "à potência do equipamento", pois sabemos que existem alguns desses
equipamentos que são capazes de debitar 200W, por outro lado isso iria
impedir modalidades que necessitam de mais potência que a que determinados
equipamentos posssuem (EME, Meteor-Scatter, Satélites, etc) que vulgarmente
são operadas em V/U e SHF.

- CT1 para o Continente, CT2 para os Açores e CT3 para a Madeira - por
motivos óbvios o "regresso ao passado" não é de forma alguma desejável.

- "Categoria B" – CQ1 para o continente, CQ2 para os Açores e CQ3 para a
Madeira, teria toda a lógica o CQ para a classe mais baixa, já que nesta
classe a maior partes dos amadores vêm do CB e lá o CQ foi prefixo dos
indicativos durante muitos anos - Discordo pelo facto de neste momento, e
após alterações recentes, o prefixo CQ estar atribuído ás estações
repetidoras de V e UHF, pelo facto de um indicativo ter o prefixo CQ, que
deverá ter

- O CU não seria atribuído, por motivos óbvios. - Não entendo que motivos
são esses.
- Quanto às potências de emissão - não vejo qual a necessidade de alterar a
actual legislação nessa matéria. A tese das radiações electromagnéticas
poderem causar problemas de saúde, ainda não está suficientemente
esclarecida ao grande público, embora no sitio da ANACOM exista
regulamentação para o SMT (Serviço Móvel Terrestre)
http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=31368

Na minha opinião, e não passa disso mesmo, uma opinião, acho muito mais
importante a discussão acerca de uma nova legislação e um novo regulamento
do Serviço de Amador do que meras operações cosméticas, que não produzem
efeitos práticos e não trazem melhor saúde ao já debilitado Radioamadorismo
Nacional.

A questão dos indicativos, parece-me ser demasiado fútil neste momento, onde
já todos os países da Comunidade Europeia a 25, possuem novos regulamentos e
legislação actual, contemporânea, que espelha o uso das novas tecnologias e
abre possibilidades para o futuro sem ser castrativa.
Acho que devemos iniciar e manter uma discussão nesse sentido
prioritáriamente e só no fim nos preocuparmos com questões acessórias.

Cumprimentos

Salomão Fresco
CT2IRJ