RE: ARLA/CLUSTER: A diferença do D-Star

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2007 - 18:03:51 WEST


Prezado Carlos Mourato(CT4RK),

Espero que o ar da Serra da Gardunha te esteja a fazer bem, e quanto á tua questão: " Alguém me sabe informar se o software do D-STAR é dedicado, ou se é um software adaptado? "

Posso informar que é um software aberto e que quer dizer (Digital Smart Technologies for Amateur Rádio)foi desenvolvido pela Japão Amateur Rádio League (JARL) com fundos da Administração japonesa tendo sido implementado em primeiro lugar pela ICOM; para saberes mais consulta este site em Português: http://www.papotech.com.br/cram/dstar.htm

Neste momento está a sofrer quase que desenvolvimentos diários, e já existe uma rede mundial acente na Internet, ver em: http://www.d-starusers.org/repeaters.php

                     _\\|//_
                     ( o o )
 ------------------ooO-(_)-Ooo------------
                      73 de:
  ************************************
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa
  *  QRA-Locator : IM58kq
  *  CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
  *  E-mail and Adress, see in:
  *  www.qrz.com
  *  QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc
  **************************************


________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Carlos Mourato
Sent: sexta-feira, 21 de Setembro de 2007 16:54
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: A diferença do D-Star


caros colegas
Hoje dei aqui um saltinho para poder selecionar alguns dos 282 emails recebidos desde que estou em férias. Ainda não li muito acerca do  D-STAR, mas à primeira vista parece-me um sistema muito mais interessante do que os echolinks. Quanto à capacidade dos sinais serem descodificados com baixo SNR, ainda nada sei e por isso gostava de saber mais sobre isso. Irei estudar o sistema assim que tiver tempo para isso. Na minha vida profissional, como a maioria dos colegas sabe, trabalho com transmissões digitais, em OFDM, e com o software dream é possivel descodificar com varios niveis de SNR. Dependendo claro está do bit rate da emissão, assim o SNR necessário para descodificar as frames será mais ou menos alto. Por exemplo uma emissão em estereo com qualidade de radiodifusão em FM analógico, recorrendo ao AAC mais SBR, a uma cadencia de transmissão de 17,7 Kbps, pode-se descodificar 100% das frames de audio com um SNR de 18dB ou superior. Uma transmissão a 11 Kbps, o SNR será cerca de 10 dB ou superior. Para fonia, com uma banda passante relativamente estreita, creio que será possivel uma boa descodificação, com SNR menores que 10dBs SNR. Tudo isto depende evidentemente dos sistemas utilizados, e eu estou a referir especificamente o DRM. Convem referir, que apesar dos sistemas de proteção utilizados como sejam o "interleaving", é mais prejudicial uma interferencia num streaming digital do que a intensidade de sinal ser fraca.
Para terminar, quero referir que o software Hamdream, é a versão DRM para amador, e que foram feitos alguns testes em 20m ao que parece com excelente qualidade com SNRs relativamente baixos.
Alguem me sabe informar se o software do DSTAR é dedicado, ou se é um software adaptado? Toda a maneira este sistema D-STAR parece-me muito interessante e capaz de destronar o echolink.

73 de CT4RK





Mais informações acerca da lista CLUSTER