Re: ARLA/CLUSTER: Ajuda técnica

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2007 - 18:00:40 WET

Caro Paulo Santos, CT2IVH,

O seu problema é um caso grave de compatibilidade electromagnética, de ruído
conduzido e radiado, pelas linhas eléctricas. É possível que o ruído seja
detectado pelo seu sistemas receptor, pelas duas vias, depende do
isolamento.

1) identifique se carregando a entrada da antena com 50 Ohms, tem ruído no
receptor, assim poderá despistar o ruído conduzido.

2) identifique as zonas do espectro onde o ruído é mais intenso, esse é o
ruído radiado.

O ruído radiado, é geralmente produzido pelo mais baixo isolamento e
disrupção dos isoladores, que contém poeira, e pela manhã e noite, com a
humidade ambiente, produzem imenso ruído, que eleva o patamar de ruído no
seu receptor, provavelmente, a níveis que podem exceder S9+ nada menos do
que -66 dBm ou 100 uV em toda a faixa de LF e HF, e que são sinais fortes,
relativamente aqueles que deseja receber que estão a níveis de -110 dBm ou
0,7 nV.

Tive um caso desses junto à minha quinta, e a solução foi retirarem o poste,
e assim acabou o ruído.

Apresente uma exposição junto da ANACOM, no sentido deles intervirem junto
da REN ou da EDP. Tem todo o direito de usar o espectro, sem esse tipo de
contaminação radioeléctrica, que até pode ser controlada pela empresa.

73, Mariano, CT1XI