ARLA/CLUSTER: Ajuda técnica

ct3fq ct3fq ct3team.com
Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2007 - 21:10:57 WET

Atenção Paulo!

 Já tive um problema desses e não foi o PT. Também tenho um PT a cerca
de 50m do meu QTH e lá de vez em quando surgia-me um ruído de S9+40 que
nenhum  NB superava.
Apresentei queixa na ANACOM, mas como o ruido era esporádico e assim
sendo  nunca houve oportunidade de intervirem pois o ruido acontecia
quase sempre depois da hora de expediente, ou seja, à noite.
Mais tarde e com um velho analisador de espectro verifiquei que era um
ruido constuído por Diracs espaçados  de 1KHz, desde os  5MHz  até cerca
dos 50MHz,  o que colocava de parte o PT.
Pensei logo que seriam testes de internet de PLC o que me deixou ainda
mais irritado e disposto a tudo.
Felizmente um técnico da ANACOM alertou-me que podia ser uma oscilação
de  uma luminária de vapor de mercúrio, que ficava a 10m do QTH, pois no
passado já tinham tido queixas do género.
Apresentei um protesto telefónico junto da empresa  que fornece a
energia,  mas eles diziam que era impossível isso acontecer.
Felizmente tive sorte, e não precisei de me preocupar muito porque   a
lampada  fundiu, e  fiquei com o problema resolvido

Verifique bem se, mais perto,  tem postes de iluminação duvidosos antes
de avançar para o PT.

73