Re: ARLA/CLUSTER: Re: : D-STAR transceiver a "válvulas" hi

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2007 - 10:42:43 WEST

Caro colega Silvio

O teu email vem exactamente ao encontro do mail que enviei faz uns dias, em
que referenciava isso mesmo.

Pela experiencia que detenho a nivel profissional, sei que qualquer reflexão
provoca interferencia intersimbolo e logo provoca  dropouts no audio. Tal
acontece sem que seja necessário o sinal ser fraco. Pode o sinal ser fundo
de escala, que se houver sobreposicionamento de simbolos, derivado ao
multipath, la temos a "caldo entornado". Por isso eu referia no meu email,
que seria um sistema muito interessante para links, e entre estações fixas,
mas que eu coloco alguma reserva em serviço móvel, principalmente em
ambientes urbanos. Não sei qual é em termos de Hz a separação de simbolos no
D-STAR, mas deve ser mais de 100Hz  devido ào baixo BR, mas 100Hz, por
exemplo é um "ver se te avias" em termos de shift por reflexão. Não sei qual
é o interleaving usado e a capacidade do mesmo de diversificar os pacotes de
audio, mas pelo que me dizes a minha reserva enquanto sistema digital
confirma-se.
Quanto ao uso de antenas multiplas para recepção por deversidade, fazes-me
lembrar o meu tempo de tropa, em que usava-mos 3 antenas. Um dipolo
vertical, e dois horizontais cruzados. depois de aquilo entrar num
combinador hibrido, nem se notava o QSB das ondas curtas. Ainda fazes com
que colegas montem uma torre na "portadora" para montarem direcionais no
carro! eheheheheh!
Quanto a mim, e pelo que eu sei, o uso de antenas direcionais no D_STAR é
altamente aconselhado, pelas razões atrás expostas.

73 de CT4RK

2007/10/12, silvioleiria <silvioleiria  netcabo.pt>:

> Carissimos
> Que boa oportunidade para começar a falar de válvulas muito mais porque
> até veio à conversa através do DSTAR...curiso não é!...os extremos afinal
> tocam-se hi
> Uns pequenos comentários:
> - já ando a ler sobre o DSTAR desde que se começou  a falar dele já lá vão
> uns anitos. Ouvi, li, reli e fiquei sempre muito curioso como é meu hábito.
> Faltava-me no entanto uma coisa, apalpar, sentir, "ouvir" e fazer alguns
> testes assim como acompanhar o teste dos outros que esses às vezes até se
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).