RE: ARLA/CLUSTER: Re: : D-STAR transceiver a "válvulas" hi

silvioleiria silvioleiria netcabo.pt
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2007 - 09:05:36 WEST

Carissimos
Que boa oportunidade para começar a falar de válvulas muito mais porque até veio à conversa através do DSTAR...curiso não é!...os extremos afinal tocam-se hi
Uns pequenos comentários:
- já ando a ler sobre o DSTAR desde que se começou  a falar dele já lá vão uns anitos. Ouvi, li, reli e fiquei sempre muito curioso como é meu hábito. Faltava-me no entanto uma coisa, apalpar, sentir, "ouvir" e fazer alguns testes assim como acompanhar o teste dos outros que esses às vezes até se tornam mais importantes. Finalmente foi possível, e as minhas conclusões preliminares ficaram ou pouquinho aquém.
Para quem quiser só fazer fonia com o DSTAR é capaz de ficar um pouco desiludido.  Um conselho se utilizarem o 2820 da ICOM usem em móvel mesmo as duas antenas que o equipamento prevê para poder ter diversidade na recepção e depois contem-me os resultados (dá um bocado mau aspecto à viatura mas...). O caso é como em todo o tipo de comunicações digitais "perdem-se uns bits ou umas frames" e lá fica aquela pessegada embrulhada.
Depois o DSTAR tem que ser visto quase como uma rede celular em que uns sites complementam os outros e para já, isso só seria conseguido com a instalação de n repetidores interligados entre si em diversas zonas que interligariam entre si pela tal internet ou por backbones poderosos. Depois o DSTAR tem que ser visto também e essencialmente como uma rede para comunicação de dados e não só para fonia porque senão não teria substancial valor acrescentado. Também tem que ser visto numa perspectiva futura em que teríamos a rede de packet e aprs a "passar por ela" sem mais investimentos noutro tipo de equipamentos.
Bem na actual conjuntura e com a tecnologia a desenvolver-se é... sonho! hi

Quanto ao ferro de soldar, bem tenho esperança que vão aparecendo mais uns quantos projectos e kits, ainda não vi nada dos colegas alemães,  eslovenos e outros que nestas coisas normalmente andam bastante entusiasmados por isso aguardemos pode ser que apareça alguma coisa interessante para botar pingos de solda.

E quanto às válvulas, ai as minhas queridas válvulas, hi.
As minhas preferidas pushpull com EL34 são de truz. Um velho amplicador inglês Radford STA-25 todo recuperado e reconstruído da sucata faz-me  os encantos. Quem precisar de bom material ainda encontra com facilidade, até já há quem esteja a fabricar de novo válvulas por isso só não constrói quem não quer. Se precisarem eu dou dicas.

Bem e agora tenho de ir trabalhar, 73s
Sílvio
CT1BBPT