ARLA/CLUSTER: Echolink ou Echolixo

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 6 de Outubro de 2007 - 15:13:39 WEST

Bem!!!  Eu queria estar caladinho, bem conhecida que é a minha resistencia à
existencia de echolinks em VHF, mas tenho que mais uma vez, escrever umas
linhas sobre o assunto. Já sei que há opor aí quem me queira ver "pregado na
cruz" , pelas minhas opiniões sobre o assunto, mas felizmente que a minha
voz vai estando cada vez mais acompanhada.
na realidade, ja muitos amadores, detentores de echolinks, migraram os seus
sistemas para UHF, ocupando por sugestão provisória da ANACOM, as
frequencias dos antigos repetidores de 1,2 MHz de desvio. Perante esta
atidude consciente, e respeitadora, só tenho a dar os parabens aos colegas
que a tiveram, e desejo-lhes o maior exito com os seus echolinks. No
entanto, continuam a povoar os 2m uma verdadeira "praga" de echolinks, que
ja nem se sabe muito bem onde estão, que são colocados no ar , sem qualquer
respeito pelas recomendações internacionais ou mesmo nacionais, isto já para
nem falar em relação ao plano de banda. É a anarquia no seu melhor. É a
"moda" que se está livre é minha!...talvez esse habito venha da "Belle
époque" dos descobrimentos Portugueses, que ao chegarem a uma terra
qualquer, mesmo que tivessem lá nativos, espetavam lá um calhau com uma cruz
na ponta e diziam logo que ali era Portugal!. É fácil escutar o mesmo QSO em
5 ou 6 frequencias diferentes, e muitas vezes nem é um QSO a ocorrer dentro
de Portugal. Isto só acontece devido à falta de responsabilidade dos
detentores de tais sistemas e da passividade da ANACOM. Mais grave ainda, é
que determinados (E bem identificados) operadores detentores de echolinks,
ao serem abordados e confrontados com a realidade e com os problemas que
causam, são mal educados e até mesmo agressivos. Normalmente, respondem logo
que estão ali, com autorização da ANACOM e que tem licença etc!...O meu
desafio é que mostrem aqui na Internet, para todos verem, uma autorização
escrita, ou licença da ANACOM, a permitir o funcionamento do seu echolink.
Eu sei que tambem outros sitemas são omissos e estão a trabalhar, através de
"Bypass" à lei, contornando determinados procedimentos. É o caso de radio
balizas, e de ARPSs ATV, etc, mas esses apesar de tudo, estão em perfeita
sintonia com pelo menos as recomendações da IARU, no que diz respeito ao
plano de banda, e pelo sua escassa ocupação de espectro, nada, nem a ninguem
prejudicam.
Quanto a mim, continuarei a dizer o que sempre disse: ...Se em algum momento
for interferido nas minhas comunicações, por algum sistema desses, a operar
desordenadamente em VHF, e até que a legislação ponha ordem no assunto,
denunciarei de imediato à ANACOM o facto, e exigerei que sejam
salvaguardados os meus direitos (Sim! direitos!!!...Qualquer amador de
radio, tem todo o direito de estar em SSB a fazer um QSO, por exemplo em
144.275...Quem não tem direito de estar lá são os echolinks) . Já lá vai o
tempo em que pacientemente esperava que as coisas acabassem em bem. O que
tenho assistido é exactamente o contrario e como tal deixei-me de palavras e
passei a fazer as coisas doutra maneira.
E com mais estas, ja sei que contribui para mais uns pregos para a cruz, mas
paciencia. Não estou sózinho. Cada vez mais me sinto acompanhado nas minhas
ideias.

73 de CT4RK

Em 06/10/07, Salomao Fresco <sal.fresco  gmail.com> escreveu:

> Olá a todos!
>

> Conforme já tive ocasião de reportar aqui e noutros locais, existem
> diversos echolinks em funcionamento em frequencias atribuidas a outros modos
> e inclusivé na faixa de satélite.
> Até aqui não há novidade!
> A novidade, e não é necessáriamente um boa novidade, é que muitos destes
> links são "piratas"!
> O que quero eu dizer com isto?
> É simples, são piratas porque operam o sistema "echolink" sem sequer se
> terem registado no site oficial, e não constam das listas de links oficiais.
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).