ARLA/CLUSTER: Echolink ou Echolixo

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Sábado, 6 de Outubro de 2007 - 13:53:17 WEST

Olá a todos!

Conforme já tive ocasião de reportar aqui e noutros locais, existem diversos
echolinks em funcionamento em frequencias atribuidas a outros modos e
inclusivé na faixa de satélite.
Até aqui não há novidade!
A novidade, e não é necessáriamente um boa novidade, é que muitos destes
links são "piratas"!
O que quero eu dizer com isto?
É simples, são piratas porque operam o sistema "echolink" sem sequer se
terem registado no site oficial, e não constam das listas de links oficiais.
Tal só é possivel devido à facilidade de copiar e duplicar o programa de
instalação e cedê-lo a outra pessoa. O mais estranho é que o software é
gratuito, requerendo apenas o registo on-line com um indicativo válido.

Sigam este link:
http://www.echolink.org/links.asp?lat_deg=40&lat_min=12.00000000000017&lat_NS=North&lon_deg=8&lon_min=12.00000000000017&lon_EW=West&gs=IN50se&sel=city&city=coimbra&state=&country=PO&d=1

para uma lista de TODAS as estações situadas ao redor de Coimbra, Portugal
(escolhi Coimbra por ser uma cidade central no nosso país), e verifiquem a
diferença entre os echolinks registados e os que efectivamente poluem o
espectro.

Cumprimentos e bom fim de semana.

Salomão
CT2IRJ