ARLA/CLUSTER: Echolink ou Echolixo

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sábado, 6 de Outubro de 2007 - 20:36:52 WEST

Caro colega Mourato, não pense que está sozinho não senhor.
e até lhe digo mais  a suas palavras até iram  gerar mais companhia do que inimigos.

acho também que tem razão.

primeiro por que se não há legislação nacional , há a internacional europeia ou seja lá o que for.e tem de ser respeitada.
E pelo menos, se querem prevaricar, vão para a zona adequada (UHF) assim não incomodam ninguém, a banda é larga e até precisa de ser usada.
não se pode agora é ocupar vitaliciamente um frequência por uma estação sem que haja  a devida licença para isso.
claro, os repetidores, beacons etc.
mas mesmo estes apenas podem ser licenciados a associações .

os echolink’s, se eventualmente forem um dia licenciados pela Anacom, apenas iram estar em UHF e apenas as associações os poderão ter.
neste momento qualquer colega  pode fazer download do programa, instalar no PC, procurar uma frequência livre (de preferência no segmento de SSB, pois é mais limpo) e meter lá os emigrantes todos a falar.
As coisas são mesmo assim, nada os impede.
Qual plano IARU qual carapuça, a eles querem lá saber, e se alguém tiver algo contra é melhor que se mantenha longe, pois vai arranjar sarna para se coçar.
Nós radioamadores não somos Policias uns dos outros é certo, mas com tanto prevaricador, e com a anarquia instalada, já nem sei ,se os velhos tempos da escuta oficial não seriam bem vindos para muitos…

73’s  CT1FFU

Date: Sat, 6 Oct 2007 15:13:39 +0100From: radiofarol  gmail.comTo: cluster  radio-amador.netSubject: Re: ARLA/CLUSTER: Echolink ou EcholixoBem!!!  Eu queria estar caladinho, bem conhecida que é a minha resistencia à existencia de echolinks em VHF, mas tenho que mais uma vez, escrever umas linhas sobre o assunto. Já sei que há opor aí quem me queira ver "pregado na cruz" , pelas minhas opiniões sobre o assunto, mas felizmente que a minha voz vai estando cada vez mais acompanhada. na realidade, ja muitos amadores, detentores de echolinks, migraram os seus sistemas para UHF, ocupando por sugestão provisória da ANACOM, as frequencias dos antigos repetidores de 1,2 MHz de desvio. Perante esta atidude consciente, e respeitadora, só tenho a dar os parabens aos colegas que a tiveram, e desejo-lhes o maior exito com os seus echolinks. No entanto, continuam a povoar os 2m uma verdadeira "praga" de echolinks, que ja nem se sabe muito bem onde estão, que são colocados no ar , sem qualquer respeito pelas recomendações internacionais ou mesmo nacionais, isto já para nem falar em relação ao plano de banda. É a anarquia no seu melhor. É a "moda" que se está livre é minha!...talvez esse habito venha da "Belle époque" dos descobrimentos Portugueses, que ao chegarem a uma terra qualquer, mesmo que tivessem lá nativos, espetavam lá um calhau com uma cruz na ponta e diziam logo que ali era Portugal!. É fácil escutar o mesmo QSO em 5 ou 6 frequencias diferentes, e muitas vezes nem é um QSO a ocorrer dentro de Portugal. Isto só acontece devido à falta de responsabilidade dos detentores de tais sistemas e da passividade da ANACOM. Mais grave ainda, é que determinados (E bem identificados) operadores detentores de echolinks, ao serem abordados e confrontados com a realidade e com os problemas que causam, são mal educados e até mesmo agressivos. Normalmente, respondem logo que estão ali, com autorização da ANACOM e que tem licença etc!...O meu desafio é que mostrem aqui na Internet, para todos verem, uma autorização escrita, ou licença da ANACOM, a permitir o funcionamento do seu echolink. Eu sei que tambem outros sitemas são omissos e estão a trabalhar, através de "Bypass" à lei, contornando determinados procedimentos. É o caso de radio balizas, e de ARPSs ATV, etc, mas esses apesar de tudo, estão em perfeita sintonia com pelo menos as recomendações da IARU, no que diz respeito ao plano de banda, e pelo sua escassa ocupação de espectro, nada, nem a ninguem prejudicam. Quanto a mim, continuarei a dizer o que sempre disse: ...Se em algum momento for interferido nas minhas comunicações, por algum sistema desses, a operar desordenadamente em VHF, e até que a legislação ponha ordem no assunto, denunciarei de imediato à ANACOM o facto, e exigerei que sejam salvaguardados os meus direitos (Sim! direitos!!!...Qualquer amador de radio, tem todo o direito de estar em SSB a fazer um QSO, por exemplo em 144.275...Quem não tem direito de estar lá são os echolinks) . Já lá vai o tempo em que pacientemente esperava que as coisas acabassem em bem. O que tenho assistido é exactamente o contrario e como tal deixei-me de palavras e passei a fazer as coisas doutra maneira. E com mais estas, ja sei que contribui para mais uns pregos para a cruz, mas paciencia. Não estou sózinho. Cada vez mais me sinto acompanhado nas minhas ideias.73 de CT4RK