Re: ARLA/CLUSTER: WiFiber a tecnologia que vem revulocionar as ligações sem fios.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2007 - 00:35:32 WET

Ah !
Esqueci de dizer, que acerca das fibras opticas, claro que "aguentam" tal
largura de banda, mas o problema é ter de andar a estende-las pelos
subterraneos das grandes cidades, e a vulnerabilidade das mesmas a desastres
naturais ou incendios, já pra não falar nas que são destruidas por
rectroescavadoras etc!...A ligação por radio é sempre mais segura e mais
barata do que kilometros de condutores espalhados por uma cidade. Alem disso
parece-me que o problema de transmitir grandes larguras de banda numa fibra
prende-se com o modulador optico, que deve ser capaz de responder na casa
dos GHz o que me aprece que ainda não está suficientemente desenvolvido. Sei
que na Alemanha andam a fazer testes de transmissão por fibra na casa das
dezenas de Gbps, mas ainda apenas em laboratório