Re: ARLA/CLUSTER: WiFiber a tecnologia que vem revulocionar as ligações sem fios.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2007 - 00:27:28 WET

Olá "Costas"

É por isso mesmo! Por funcionar em frequencias tão elevadas  é que tem
vantagens. Não se pode usar uma largura de banda tão grande, em frequencias
de alguns GHz!...Por isso e como eu disse, a ideia não é nova, mas para ter
Gbps é necessário usar frequencias da ordem dos varias dezenas de milhar de
MHz!... É mais facil hoje em dia fazer funcionar um equipamento destes em 70
ou 80GHz, do que um outro qualquer à 20 anos atrás em 10GHz!  Pelo que eu
entendi e mais uma vez realço, o sistema deve ser devoto apenas a ligações
fixas entre os backbones e a "last mile". As antenas devem ser bem pequenas
e com facilidade apresentam ganhos elevadissimos. Ao usar este sistema
"indor", pode-se facilmente "camuflar a antena dentro até de um fósforo!!!
eheheh!...Convem salientar que uma antena de 1/4 de onda nesta frequencia é
um monstro com...2,1 milimetros! A ser usado indor, acredito que será em
cada sala nos escritorios e empresas, como se de um detector de incendio se
tratasse mas bem mais minusculo. A configuração em "ring" dá uma imensa
quantidade de possibilidades, inclusive de usar o sistema, para interligar
computadores em diferentes edificios, mesmo sem ter obrigatoriamente de ir
ao backbone. Tal sistema presta-se por exemplo, para dentro de uma grande
cidade, funcionar como LAN entre empresas, sendo o acesso à internet apenas
mais uma possibilidade. Ou seja: É uma especie de DSTAR para computadores.
Penso eu de que!!!

73 de CT4RK

2007/11/15, Francisco Costa, CT1EAT <listas_ct1eat  sapo.pt>:

> Caro João
>
> Obrigado pela info.
> O assunto despertou-me o interesse e procurei
> saber algo mais sobre assunto. Encontrei um artigo em
>
> http://www.engadget.com/2006/02/22/new-wireless-wifiber-tech-faster-than-fiber/
> e fiquei um pouco decepcionado. Primeiro porque afinal
> não é nenhuma novidade (a não ser pelas freqs usadas),
> e em segundo porque, se tivesse que revolucionar algo,
> em dois anos certamente já o teria feito, digo eu.
> De todos os comentários ao referido artigo, o meu
> favorito é este:
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).